3 passos básicos para tirar seu bolso do vermelho

A maioria dos brasileiros trabalha o mês inteiro para receber o salário e leva só alguns dias (ou horas) para o dinheiro ir embora com as contas de água, luz, telefone, empréstimos bancários, cartão de crédito… E o seu salário dura até o final do mês?

Diante desse problema 90% da população pensa em ganhar um salário maior ou arranjar um emprego que pague mais para melhorar de vida e se livrar das dívidas.

Infelizmente enquanto você acreditar que simplesmente ganhar mais dinheiro vai lhe ajudar a tirar suas contas do vermelho, vai continuar passando por tempos difíceis. Existem muitas pessoas passando por dificuldades financeiras mesmo ganhando salário altos. Desde criança somos condicionados a acreditar que quanto mais se ganhamos mais devemos gastar.

Veja esses exemplos: a pessoa tem um carro, ganha mais dinheiro, então compra um carro mais caro, se ganhar mais dinheiro logo vai compra roupas mais caras, um celular mais moderno, móveis mais sofisticados, e no final adquirir dívidas maiores.

Percebeu? Se você pretende sair das dívidas e mudar de vida, então o primeiro passo é ter a consciência que para ter sucesso você deve começar a fazer isso ganhando exatamente o mesmo dinheiro que ganha hoje.

Isso é perfeitamente possível, mas preste atenção, eu não estou dizendo que vai ser fácil, mais se você se comprometer totalmente a sair dessa vida dificuldades e escassez vai perceber que com pouco tempo o universo vai passar a conspirar em seu favor.

Como Começar?

Educação financeira é uma matéria que a gente não aprende na escola, mais ela é fundamental para nossa qualidade de vida.

Quase tudo que sabemos sobre dinheiro foram lições que aprendemos com nossos pais, familiares e amigos próximos, o problema está que quase sempre essas pessoas também viveram ou vivem momentos ruins em relação as suas finanças.

Percebeu o problema? Seus problemas financeiros já vem sendo programados desde sua infância, através de costumes e hábitos que você aprendeu ao longo de sua vida e que fatalmente lhe levam a ficar sempre sem dinheiro.

A solução é reprogramar sua mente com pensamentos que lhe ajudem a ter atitudes diferentes em relação ao seu dinheiro, vou lhe ensinar os três passos básicos para mudar essa história:

  •  Definição de Metas
  •  Conhecimento e autocontrole
  • Simplificação e poupança

1. Defina suas Metas

A primeira coisa para se chegar uma vitória é definir com clareza absoluta o que você quer, quais são os seus objetivos:

Pagar todas as dívidas?

Comprar uma casa ou carro?

Fazer uma viajem?

Ter qualidade de vida?

Seja lá quais forem, escreva tudo o que você deseja em um papel e coloque uma data limite para chegar a cada objetivo, leia mentalmente pelo menos duas vezes todos os dias, ao acordar e antes de dormir.

Se você não sabe aonde quer chegar, não importa o caminho que você tomar, pois sempre vai estar perdido.

2. Conheça seus pontos fracos

Você já viu que ao longo da vida nós adquirimos hábitos que nos levam a gastar dinheiro além da conta, faça uma relação de todos os seus gastos mensais e anote absolutamente tudo que você compra diariamente, então analise o que é realmente necessário e o que poderia ser dispensado ou mesmo adiado.

3. Pague a si mesmo primeiro

Separe 10% de tudo que você ganha e faça uma poupança.

Talvez essa seja a parte mais difícil, mais isso não é uma opção! Imagine que seu salário diminuiu então você tem que se virar para viver com esse dinheiro reduzido.

Você também pode considerar que esse é um dinheiro que você está pagando a si mesmo. Separe esse dinheiro antes de pagar qualquer conta e comece imediatamente, se você esperar para fazer quando tiver algum dinheiro sobrando então você nunca vai começar!

Lá na frente esse dinheiro vai servir para você comprar as coisas que você compra hoje no crédito, fazer um investimento ou criar uma renda passiva, vamos tratar disso em outros artigos.

Siga esses passos simples e eu lhe garanto que dentre de poucos meses você vai sentir uma diferença significativa em sua vida financeira e pessoal, mas lembre-se se o que eu disse: Isso não vai ser fácil, porém saiba que somente você pode mudar o rumo de sua vida.

Segundo Albert Einstein a melhor definição de loucura é fazer as coisas exatamente do mesmo jeito e esperar um resultado diferente.

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários e até a próxima.

Compartilhe Também:

Um comentario

Deixe seu comentário