5 maneiras criar conteúdo para seu blog sem ter que escrever

O conteúdo é o maior ativo de um blog e para ter sucesso é fundamental alimentar periodicamente nosso site com conteúdo exclusivo e de melhor qualidade possível, entretanto nem sempre estamos inspirados ou dispomos de tempo suficiente para criar textos que passam passar o valor e conhecimento necessários ao ponto de resolver satisfatoriamente problemas aos quais nossos leitores buscam solução.

Se você já deixou seu blog parados por esses motivos, a partir de agora não terá mas desculpas pois hoje vou lhe ensinar 5 métodos que eu uso para manter meus sites, atualizados constantemente mesmo passando meses sem escrever um único artigo.

  1. Engajamento e interação de visitantes

Quando você está escrevendo sobre alguma coisa, pense em primeiro lugar que seu objetivo é se comunicar com seus leitores. Tente estabelecer um diálogo e transmita sua mensagem de uma maneira pessoal, como se estivesse conversando frente a frente com seu interlocutor.

Com esse foco, o campo de comentários é sem dúvidas um dos espaços mais importante das páginas. Cada comentário atrai novas visões em torno do assunto, ou seja ao longo do tempo os próprios visitantes vão se encarregar de manter a página atualizada discutindo e opinando sobre o tema espontaneamente.

Faça perguntas e instigue as pessoas a darem respostas, o resultado vai ser um desejo quase que incontrolável de interagir e compartilhar opiniões. Se você ainda não usa essa técnica, é fácil fazer pequenas modificações em seus artigos colocando frases de chamada para ação como “Deixe sua Opinião”, “Conte o que você pensa” ou “E você o que acho sobre…”.

O resultado dessa técnica é que você vai criar um artigo uma vez e ele vai se manter sempre atualizado pelos comentários. Faça um teste e me diga se funciona contigo.

  1. Guest Post

A partir do momento em que seu site começar a ganhar destaque e autoridade no nicho de atuação, vão começar a surgir naturalmente pessoas interessadas em publicar artigos voluntariamente como autores convidados (guest post) em troca de visibilidade e também como estratégias de SEO.

Para que isso aconteça mantenha sempre uma página de contato em lugar de destaque no menu principal do site para facilitar a comunicação de interessados.

Uma dica importante em relação aos guest post é sempre revisar o conteúdo, pois ele deve estar intrinsecamente relacionado ao tema de trabalho, certifique-se também de que o conteúdo seja original e os links internos estejam apontando para sites relevantes e de boa qualidade.

  1. Escritores Profissionais Freelances

Existem vários sites que oferecem serviços de escritores freelances profissionais e ao contrário do que muita gente pensa, podemos encontrar ótimos preços por cada artigo, logo abaixo relacionei alguns que utilizo com frequência:

www.workana.com

www.freelancer.com

www.seoclerk.com

www.redatorfreelancer.com.br

www.prolancer.com.br

Você pode contratar textos sobre qualquer assunto e em qualquer idioma, artigos em português com cerca de 300 a 400 palavras custam a partir de R$ 4,00 e em inglês podemos achar escritores bons que cobram a partir de U$ 2,00.

Essa é a melhor opção para quando precisamos publicar sobre um assunto que não dominamos totalmente ou simplesmente falta tempo para escrever.

Você pode por exemplo contratar um pacote com 12 artigos e programar a publicação automática em seu blog de 2 artigos por semana, assim vai passar três meses sem se preocupar em atualização de conteúdo e ainda assim atraindo visitantes novos.

Fica como dica sempre verificar as qualificações dos candidatos, você também pode pedir que eles lhe enviem uma amostra de seus trabalhos.

  1. Softwares de criação automática de conteúdo

Temos situações em que precisamos de textos em quantidade que passem pelo Copyscape, seja para distribuir em campanhas de SEO, comentários em massa, ou para criar conteúdo para sites secundários (Tier 1). Nesses casos onde a qualidade é mais importante que a qualidade, podemos utilizar softwares e serviços especializados na criação automática de texto.

Esses programas estão divididos basicamente em duas categorias, os primeiros são sistemas capazes de criar artigos inteiros através de palavras chaves coletando pedaços de artigos pela internet, os segundos são os Article spinning, softwares capazes de reescrever artigos substituindo palavras e frases por sinônimos ou sentenças semelhantes.

Os principais softwares para criação de conteúdo automatizados são o Kontent Machine e SEO Content Machine para criação textos e o WordAi para replicação de artigos, esses dois últimos podem ser testados gratuitamente.

  1. Wayback Machine

Essa é uma fonte de conteúdo muito pouco utilizada aqui no Brasil, a Wayback Machine é um museu de sites e arquivos digitais em geral. Entenda a ideia: na Internet cada dia “nascem e morrem” milhares de novos websites, muito desse conteúdo tem grande relevância seja em termos educacionais, culturais e até mesmo histórico, a missão do web.archive.org é justamente preservar esse legado digital para as futuras gerações.

Ok, mais o que isso tem a ver com conteúdo para meu site? Bom, como eu falei os sites que “morrem” ou seja saem do ar, levam consigo todo seu conteúdo, e muita dessa informação pode estar sobre domínio público ou em licença Creative Commons, como os artigos não estão mais disponíveis em sua fonte , há uma grande chance de ter se tornado novamente exclusivo, então se não houverem implicações com copyright tudo que você precisa fazer é procurar domínios expirados com assuntos relacionados ao seu nicho de mercado, copiar e colar os artigos em seu blog.

Se você gostou do artigo, ficou com alguma dúvida ou até mesmo se não gostou e tem uma crítica compartilhe ela comigo nos comentários logo abaixo, um forte abraço.

Compartilhe Também:

Comentários(5)

Deixe seu comentário