7 Dicas para acelerar sua Internet

internet

Quando pensamos em Internet, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça é que: todo mundo quer sempre o máximo de velocidade, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos destacar algumas atitudes e procedimentos que podem extrair o máximo da sua conexão, independente se ela é naturalmente lenta ou não. Então basta ficar atento e anotar as dicas!

Bytes ou bits

Normalmente os serviços de internet são vendidos em quantidade de “megas”, mas é importante esclarecer um fato: essa velocidade oferecida é em megabits (Mb) e não megabytes (MB). Essa pequena confusão faz muita diferença na prática, pois 1 byte equivale a 8 bits, ou seja, se você contrata uma internet de 10 Mega, realizará transferências de arquivos a um oitavo desse valor. Dessa forma é possível ter uma ideia da velocidade máxima com que transferências serão realizadas entre a web e seu PC.

Navegador

Manter seu navegador limpo, não afeta diretamente na velocidade da sua conexão, mas certamente fará com que você consiga acessar e carregar páginas da web com mais velocidade. Além disso, com o navegador limpo, você evita que arquivos temporários causem interferência negativa na navegação.

Acelerando a conexão

A utilização de programas que aceleram a conexão é um tanto quanto conturbada. Muitos afirmam que os programas não tem capacidade de conseguir elevar a qualidade e velocidade da sua conexão. O que muitas vezes ocorre, é que o usuário possui uma internet de velocidade muito baixa e ao utilizar esses programas a qualidade da conexão realmente sofre uma pequena melhora. Esses programas salvam pequenos “pedaços” dos sites para que quando você entre novamente neles, o carregamento seja muito mais ágil e efetivo, o que causa a impressão de uma conexão melhor.

YouTube sem travas

Serviços de Streaming como YouTube, necessitam de uma boa conexão para funcionarem sem problemas, principalmente se sua intenção é assistir vídeos em alta definição. Além de contratar um serviço de internet com uma qualidade de conexão superior como melhoria, existem alguns programas que facilitam o carregamento do vídeo como o Bi wifi e Speed bit.

Monitore suas aplicações

Se você costuma baixar arquivos muito grandes, verifique se não há outros programas fazendo o download de atualizações. Normalmente programas como Adobe Reader e o Windows Update fazem isso com bastante frequência, o que acaba fazendo com que a velocidade do download diminua consideravelmente. Dependendo do número de atualizações e da gravidade, as vezes, vale a pena deixar de fazer as atualizações em um horário com menos tráfego na internet ou de inatividade no seu computador.

Reposicione seu roteador sem fio

Pode parecer bobagem, mas a localização do seu roteador também pode influenciar na conexão das pessoas que estejam conectadas a ele. Caso o roteador esteja posicionado num local afastado de onde normalmente as pessoas utilizam a rede, certamente haverá uma queda na qualidade da conexão. O ideal é que o roteador fique numa posição central na casa, e de preferência num local elevado, dessa forma a qualidade da sua conexão será otimizada.

Coloque senha no seu roteador e evite “parasitas”

Muitas pessoas deixam aberto o sinal do roteador sem fio, para evitar a dor de cabeça com senhas ou tipos de autenticação. A recomendação é colocar só uma senha e distribuí-la somente para as pessoas que de fato usará a conexão móvel, evitando que mais pessoas compartilhem a sua rede diminuindo o sinal da mesma.

Texto enviado por Octavio Peral.

 

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário