Bateria do notebook: aumente a durabilidade com alguns cuidados

Muitas pessoas reclamam que a bateria de seu notebook, netbook ou tablet possui pouca duração, mesmo com pouco tempo de uso. Entretanto, a resolução para esse problema é bem mais simples do que aparenta. Inclusive, alguns mitos relacionados ao “vício” da bateria serão desvendados a seguir, acompanhados de dicas e sugestões para fazer com que seu aparelho possa ser usado por bastante tempo sem estar conectado à rede elétrica.
Vamos começar com o vício da peça. Ele não existe, pois a bateria do note ou netbook não vicia. Em baterias de lítio, o que também é conhecido como efeito memória, não pode ocorrer. Logo, você pode sim carregar a bateria de seu notebook enquanto ainda resta carga, assim como quando ela já se esgotou.

ID-10067846

Cuide da bateria de seu notebook e a faça durar mais.
Contudo, tenha cuidado ao deixar a carga de seu computador portátil descarregar totalmente. Isso pode prejudicar a bateria por ser um procedimento estressante para a peça. Portanto, deixar com frequência que a bateria chegue ao 0% e o note ou netbook desligue sozinho pode sim fazer mal ao aparelho. O mais indicado é deixar que a bateria chegue a 25% ou 20% de sua capacidade total para então recarregá-la até o 100%.
As baterias de lítio possuem um sensor interno capaz de medir de forma exata quanto de carga ainda têm. Contudo, com o passar do tempo este sensor pode ficar desregulado, havendo então a necessidade de fazer uma recalibração na bateria ou ainda uma descarga total para que ela mesma faça o ajuste deste sensor.

Retire a bateria do aparelho apenas quando necessário.
Outro mito que pode ser desfeito é o de que deixar a bateria carregando mesmo após ter atingido 100% de sua capacidade prejudique seu funcionamento. Quando a bateria chega em sua potência máxima, ela recusa a energia que é repassada através do aparelho.
Portanto, não existem motivos para preocupação quanto a isso. O único cuidado a ser tomado é em relação à temperatura que o aparelho pode alcançar. De 40 a 50 graus está normal, mas ao atingir a casa dos 60 graus é necessária a retirada da bateria do eletrônico (que deve ser ligado a uma rede elétrica) para que o mesmo possa voltar a uma temperatura estável.

Guest post da equipe do Magazine Luiza.

Créditos das imagens: Free Digital Photos e Escola do Aldo

Complementado a matéria da equipe Magazine Luiza e ao mesmo tempo respondendo as dúvidas de nossos leitores, vamos explicar porque tantas pessoas reclamam da durabilidade da bateria de seus notebooks mesmo com relativo pouco tempo de uso, já que o efeito memoria não afeta os aparelhos modernos?

Bem, a matéria esta correta e de fato, as baterias de lítio não são afetadas pelo conhecido efeito memoria, porém esse não é o único fator determinante para a boa duração de uma bateria. Toda bateria tem um ciclo de vida determinado pela quantidade de vezes que ela será recarregada, (em média 300 recargas).

Quando usamos frequentemente nosso notebook apenas na bateria e logo em seguida conectado a rede elétrica, ocorre o desgaste natural dos componentes químicos da bateria,  e vamos gradualmente queimando seus ciclos de recarga. A lógica é bem simples, quanto mais intenso for o uso da bateria, menos tempo ela vai durar.

Ivanilton Quinto.

Compartilhe Também:

Um comentario

Deixe seu comentário