Cientistas conseguem reproduzir imagens do cérebro

Pesquisadores da Universidade de Berkeley – Califórnia (USA), usaram scanners de ressonância magnética para monitorar o fluxo sanguíneo nos cérebros de voluntários enquanto eles assistiam a filmes.

Depois de analisar como centro visual do cérebro respondia aos movimentos na tela os cientistas criaram um programa de computador capaz de adivinhar exatamente o que a pessoa estava vendo.

Ao monitorar a atividade cerebral dos voluntários, os cientistas foram capazes de recriar imagens em movimento semelhantes ao material real que estava sendo assistido por eles.

“Este é um grande salto em direção a reconstruir as imagens internas. Estamos abrindo uma janela para o cinema de nossas mentes.”, disse Jack Gallant, um dos autores do estudo.

A pesquisa foi publicado na revista Current Biology, e é considerado a primeira experiência a ter sucesso na interpretação dos sinais do cérebro e como eles respondem a imagens em movimento.

“A tecnologia atual só pode processar clipes de filmes que as pessoas já viram, mas a descoberta pode levar a programas que possam reproduzir os sonhos e as memórias, pois a nossa experiência visual natural é semelhante a de um filme.”

“Ainda estamos décadas de uma máquina que pode ler os pensamentos e intenções das pessoas, mas a tecnologia poderá eventualmente ser usada para ler a mente de pacientes com AVC, coma ou outras enfermidades que comprometam movimentos do corpo, possibilitando que eles interajam com os computadores usando apenas suas mentes”, completou Gallant.

Embora a tecnologia ainda não seja capaz de ler pensamentos,  brevemente ela já poderia levar a formas de traduzir nossos sonhos e memórias em forma de imagens. E se hoje em nossa sociedade digital, já vivemos em um grande “Big Brother”, cercado por câmeras de vigilância em todas as partes, possivelmente em um futuro bem próximo, nem mesmo o que se passa em nossa mente vai estar livre de ser monitorada…

[via Telegraph]
Compartilhe Também:

Um comentario

Deixe seu comentário