Cinco razões para não usar o Internet Explorer 9

Depois de algumas semanas usando o recém-lançado Internet Explorer 9 (IE9) e uma série de outros navegadores de Internet, a conclusão que tenho é que a versão 32 bits do IE9 é muito melhor do que qualquer outra versão do IE lançada até hoje, mais ela esta bem longe de se tornar o meu browser padrão, e eu vou explicar o porquê.

1. Incompatibilidades com sistemas operacionais

Quando se trata de sistemas operacionais, o IE9 funciona com Windows 7 e com o Vista e isso é tudo. Se você ainda usa XP está sem sorte, mais pelo menos você não é o único azarado, de acordo com NetMarketShare, a maioria dos usuários ainda usam o Windows XP, 55% contra 23% com o Windows 7 e apenas 11% usam o Vista, por que afinal não existe IE9 para XP?

A resposta é simples a Microsoft quer vender o Windows 7, mesmo se você não precise ou não queira ele…

Naturalmente, a Microsoft também não vai lançar o IE9 para MacOSX ou muito menos para Linux. Na verdade, Dean Hachamovitch, chefe do grupo de engenharia da Microsoft responsável pelo IE vangloriou-se desse fato dizendo, “Outros navegadores diluem os seus investimentos de engenharia em vários sistemas. Como nosso foco é exclusivamente em um, o IE pode tirar o máximo partido na experiência com o Windows e seu hardware.”

Engraçado, Chrome, Firefox e o Safari parecem funcionar muito bem, apesar de serem multiplataforma.

2. Desempenho

Sim, o IE9 realmente é o vencedor no benchmark JavaScript SunSpider 0,91, mas uma suíte completa de testes revelam que o IE 9 perde para o Chrome e até mesmo para o release candidate do Firefox 4 em outros benchmarks.

Se você passar a usar e comparar os novos navegadores por algum tempo vai perceber que, embora o IE9 seja muito mais rápido do que seus antecessores, não é realmente mais rápido que seus rivais.

3. A versão de 64 bits do IE 9 é de segunda categoria.

Claro, quando eu digo que o IE 9 é mais rápido, eu estou falando sobre a versão de 32 bits. O modelo de 64 bits é uma lastima. É várias vezes mais lento do que todos os outros navegadores quando se trata de JavaScript.

Faria mais sentido fazer o que todos os outros desenvolvedores de browsers fazem e marcar a versão de 64-bit do IE como experimental. Dessa forma, a Microsoft poderiam ter certeza de que os usuários do IE9 possam ter uma experiência boa com o navegador.

Continuar lendo, razões 4 e 5…

Compartilhe Também:

Comentários(11)

Deixe seu comentário