Como comprar pelo Facebook sem ser roubado

A Cada dia milhares de novos usuários trocam o caixa das lojas pelos carrinhos virtuais do comercio eletrônico, uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas mostra que apenas 8% dos entrevistados ainda tem medo de comprar pela Internet.

Infelizmente proporcionalmente ao número de compradores, cresce também o número de pessoas lesadas por criminosos cibernéticos que se aproveitam da inocência e excesso de confiança dos novos internautas.

Eu já compro pela Internet a mais de 10 anos, e posso afirmar com certeza que comprar pela rede mundial de computadores pode ser tanto ao mais seguro do que ir a rua fazer compras fisicamente, isso desde que você tome alguns cuidados fundamentais, eu já expliquei isso nesse artigo.

Nos últimos anos as redes sociais, principalmente o Facebook, se tornaram parte da vida das pessoas e também um lugar para comprar e vender todo tipo de produtos e serviços, e como você deve estar pensando, sim todo santo dia muita gente é roubada por lá também…

Eu acredito que essencialmente as pessoas são honestas, olhe em sua volta e conte quantas pessoas boas você conhece e compare com o número de oportunistas?

Gente de mau índole são exceção, infelizmente nunca se sabe quando vamos topar com um desses mau-caráter, então para evitar problemas, use o bom senso! Se você não conhece a pessoa, não confie totalmente nela.

Hoje eu vou dar algumas dicas especialmente para você que quer comprar no Facebook com segurança.

  1. Sempre que alguém te oferece alguma coisa muito barata, fuja das ofertas irresistíveis, isso geralmente é uma armadilha.
  2. Desconfie quando alguém insiste muito em lhe vender, abaixa o preço e pede urgência no negócio, isso é um forte um indicio de fraude…
  3. Examine cuidadosamente o perfil do vendedor, olhe seus amigos, suas fotos e o tempo da conta, geralmente os criminosos usam perfil fake ou roubados. Dá para descobrir simplesmente fazendo essa simples verificação.
  4. Se você acertou para pegar um produto pessoalmente, evite levar grande quantidade de dinheiro em espécie e sempre marque o encontro em locais públicos e de grande circulação de pessoas, se possível vá acompanhado.
  5. Finalmente, nunca deposite diretamente dinheiro na conta de ninguém antes de antes de receber pelo produto. Use um intermediário financeiro, eu por exemplo prefiro o Mercado Livre, veja como é fácil:
  • O vendedor cria um anuncio grátis com o produto, você vai até o anuncio compra e paga ao Mercado Livre (pode até usar cartão de crédito);
  • O Mercado Livre fica com o dinheiro até você receber o produto em suas mãos, quando estiver tudo ok, você libera o dinheiro para o vendedor ou se houver problemas você faz uma denuncia ao site e recebe seu dinheiro de volta.

Simples não é verdade? Como eu disse comprar pela internet pode ser completamente seguro, desde que você saiba se cuidar, compartilhe este texto com maior número de amigos possível, você vai está dificultando a vida dos bandidos e ajuntando pessoas honestas a não serem enganadas!

Deixe seu comentário.

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário