3º Passo – Como configurar e customizar o WordPress

Na lição de hoje você vai aprender o básico para começar a utilizar o WordPress em seu dia a dia como blogueiro.

Sumário:

  • Conceitos básicos da interface dos blogs WordPress;
  • Como mudar o designer de seu blog;
  • Instalação de plugins;
  • Como tornar o seu blog otimizado para o Google e outros buscadores.

Se você concluiu todas etapas do 2º passo de nosso guia, então está tudo pronto para começar a customização de seu blog.

Entendendo o Painel de Controle do WordPress

Quando você entrar pela primeira vez em seu blog, verá algo semelhante a essa figura:

http://rotinadigital.net/wp-content/uploads/2015/07/wordpress-panel.png

Dica: Geralmente a interface do WordPress vem por padrão em Inglês, nosso primeiro passo vai ser configurar o blog para o português do Brasil: no lado esquerdo, coloque o mouse sobre menu Settings e clique em General, desça até Site Language e escolha na lista o idioma Português do Brasil.

Vamos apresentar as telas mais importantes em nosso blog WordPress:

Painel ou Dashboard – Tela inicial da interface administrativa do WordPress, ela mostra informações gerais de seu blog, como número de posts, comentários, novidades e estatísticas.

Posts – É o lugar onde você irar criar, excluir ou editar seus postagens no blog.

Mídia – Biblioteca com todas as imagens, vídeos, áudios ou qualquer outro arquivo que você coloca em seu blog, a partir daqui é possível gerenciar todos estes arquivos.

Páginas – Aqui você pode criar e gerenciar suas páginas, páginas são tipos especiais de posts, elas não são exibidas diretamente na página inicial de seu blog, elas são indicadas para criar seções de contato, termos de uso e serviços em seu blog.

Comentários – Lugar onde gerenciamos os comentários que os visitantes escrevem em nossos textos, geralmente os comentários novos ficam na fila de moderação, ou seja eles só vão se tornar públicos depois que você revisar e aprova-los.

Aparência – Neste local que você vai editar a design de seu blog, instalar temas e personalizar a aparência de seu blog, falarei sobre isso mais abaixo.

Plugins – Nesta parte esta uma das características mais versáteis do WordPress, através da instalação de plugins, podemos dar ao blog praticamente qualquer funcionalidade que você imaginar, também falaremos mas a respeito disso.

Configurações – A ultima seção que você precisa conhecer, aqui você pode configurar, titulo do blog, mudar e-mail de administração dentre outras coisas importantes em seu blog.

Como personalizar o Design de seu Blog (Temas e Layouts)

O WordPress usa templates para controlar o design do blog, esses arquivos são responsáveis por controlar o visual do site. Para mudar totalmente a aparência do blog, basta simplesmente instalar um novo tema.

Existem na Internet cerca de 10,000 temas profissionais para WordPress, totalmente customizareis, a maioria deles são gratuitos.

Como encontrar e instalar temas no WordPress

Você encontra e instala seus temas dentro da própria interface do blog, basta ir até o menu Aparência, clicar em Temas e Adicionar Novo.

Na tela de seleção de temas você terá acesso instantâneo a milhares de temas, poderá também buscar temos por nomes ou filtrar por características especificas.

Você também pode visualizar a aparência dos temas antes de decidir se vai instalar ou não.

Depois de escolher seu tema preferido, clique em instalar e na sequência em ativar.

https://www.siteground.es/img/knox/tutorials/uploaded_images/images/wordpress/thms1.jpg

Como configurar informações de usuários no WordPress

Agora você vai aprender como modificar suas informações, trocar senha ou adicionar novos usuários ao blog WordPress.

O WordPress permite que vários usuários trabalhem juntos no mesmo blog, todas essas funcionalidades são ajustadas na opção “Usuários” localizada no menu lateral do painel de controle de seu blog.

http://rotinadigital.net/wp-content/uploads/2015/07/bulk-user-editing.jpg

Editando as informações de usuários

Para editar informações da conta de um usuário, coloque o mouse sobre o menu Usuários da barra lateral em seguida clique em Todos Usuários, na nova tela vão estar listado todos os usuários cadastrados em seu blog, inicialmente você será o único usuário. Para iniciar as modificações clique em editar.

Agora desça um pouco a tela e encontrará os campos nome e informações de contato, o campo Nome de usuário não pode ser modificado. Um pouco mais a baixo estão os campos que permitem modificar a sua senha.

Clique no botão Adicionar Novo, a partir daí você terá acesso a tela de cadastro de usuários do WordPress, preencha as informações e crie uma senha provisória, posteriormente você deve solicitar que a pessoa altere a senha.

Tenha cuidado ao selecionar o campo: Função, ele irá determinar o que seu novo usuário será capaz de fazer dentro do seu blog.

Níveis de permissão de usuários no WordPress

  • Assinante só é capaz de gerir os seu próprio perfil, ele não atualiza ou alterara conteúdo.
  • Administrador pode acessar todas as opções de administração e de fazer qualquer alteração ou adição de novos usuários no blog.
  • Autor pode publicar e gerenciar suas próprias postagens, mas nada mais.
  • Contribuinte pode escrever e gerenciar suas próprias postagens, mas não pode publicá-las.
  • Editor pode publicar e gerenciar postagens- incluindo as postagens de outros usuários.

Como instalar novos plugins no WordPress

Plugins são módulos de aplicativos independentes que você pode instalar no seu blog WordPress para adicionar novas funcionalidades ao site.

Nessa parte é importante ter um pouco de conhecimento de inglês, já que a maioria dos plugins estão nessa linguagem, se encontrar dificuldade você pode recorrer ao Google Translator.

http://rotinadigital.net/wp-content/uploads/2015/07/Tela-Akismet-01.jpg

A instalação de plugins é bastante simples e segue o mesmo principio da instalação de temas, você pode encontrar plugins pesquisando por palavras-chaves, quando encontrar o que procura, basta clicar em instalar e ativar.

A instalação de plugins não é uma tarefa fundamental para o funcionamento do seu blog, com o tempo e experiência você vai aos poucos aprendendo sobre eles de maneira natural.

Por padrão o WordPress já vem com tudo que você precisa para começar seu trabalho, por enquanto recomendo que você se concentre no principal: Escrever conteúdo de qualidade.

Como tornar o seu blog otimizado para motores de busca (SEO)

SEO é um assunto vasto, como este guia tem como público alvo pessoas iniciantes, eu não vou me aprofundar nesse tema, porém, existem algumas coisas básicas que você pode fazer para melhorar o SEO de seu blog, confira:

1. Evite URLs poluídos e confusos tipo: – http://seublog.com/2015/07/topico-a/autor-fulano/como-cria-um-blog.  Fica mais simples se estiver assim: http://seublog.com/como-criar-um-blog

Percebeu a diferença? Pois bem, para tornar os URLs de seu blog mas claras e amigáveis ao Google, faça o seguinte:

No menu lateral clique em Configurações -> Links Permanentes, deixe marcado como a figura a baixo:

https://ideon.net.br/blog/wp-content/uploads/2010/09/figura-post-00628-1024x539.jpg

2. Evite SPAM em seus comentários – diariamente sites os blogs são bombardeados por milhares de comentários automáticos que são produzido por softwares controlados por pessoas vendendo produtos e serviços de procedência duvidosa.

Se você não controlar esse tipo de comentários, seu blog pode até ser punido pelos motores de busca devido aos links e a baixa qualidade dos textos que os spammers deixam em seu site.

Para evitar esse problema instale e ative o plugin Akismet.

http://rotinadigital.net/wp-content/uploads/2015/07/Tela-Akismet-10.jpg

Pronto para começar a Blogar?

Agora que você já instalou, configurou e personalizou o seu blog, está tudo pronto para começar a parte mais excitante: Escrever!

É exatamente isso que vamos abordar na próxima etapa de nosso guia.

 

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário