4º Passo – Como criar posts no WordPress

Dando continuidade ao nosso guia sobre como criar um blog, hoje vamos falar sobre como criar posts no WordPress.

No artigo de hoje você vai aprender o seguinte:

  • Como criar os posts do seu blog;
  • Como adicionar imagens, criar links e formatar textos;
  • Dicas básicas para criar artigos.

Como escrever artigos no WordPress

Como adicionar um novo post

Para criar um novo artigo (post) coloque o mouse sobre menu Posts na lateral do painel de controle e clique em Adicionar novo.

https://sobrenegocios.files.wordpress.com/2014/11/como-criar-um-blog-wordpress-05.jpg

O primeiro campo é onde ficará o título da seu post, mais a baixo esta o editor de texto, semelhante ao famoso Word, é o local onde criaremos nossos artigos.

A qualquer momento você pode salvar seu texto como um rascunho ou publicá-lo através do menu localizado no canto superior esquerdo do editor, nele também estão as opções de agendar a publicação ou tornar o texto privado, assim somente seus amigos terão acesso ao conteúdo.

Depois de publicado, você vai encontrar seus posts na seção Todos os Posts, ali é possível editá-los a qualquer momento.

As funcionalidades do editor de textos do WordPress são bastante intuitivas, se você já usou algum editor de textos antes, não vai encontrar dificuldades para escrever seu blog usando o WordPress, vamos dar uma olhada em cada uma das principais funcionalidades que você usará com mais frequência:

Adicionado imagens

http://rotinadigital.net/wp-content/uploads/2015/07/022.jpg

Existem duas maneiras de colocar imagens em seus posts, a primeira é clicando no botão Adicionar Mídia que fica logo em cima do editor, a outra e mais pratica, consiste em simplesmente arrastar a imagem de seu computador diretamente dentro do editor de texto, o WordPress faz o upload automaticamente para o servidor, depois disso é só clicar no botão Inserir no post.

Adicionando links

Colocar links para outros sites é uma ótima maneira de enriquecer a experiência de seus leitores, fornecendo fontes de referencia ao seus artigos e compartilhando conteúdo interessante, seja dentro ou fora de seu blog.

Para criar um link selecione o texto e clique no cadeado mostrado na figura abaixo:

Uma janela vai abrir com os campos para você colocar as informações do link.

Dica: Marque sempre a opção abrir link em uma nova janela/aba, caso contrário, quando alguém clica no link vai sair do seu blog.

Nesta janela, também é possível criar links para conteúdos do seu próprio blog.

Formatação de texto

As funções de formatação de textos do WordPress são basicamente as mesma que usamos nos editores de texto para desktop, você pode mudar o tamanho da fonte, alterar a cor do texto, alinhamento e muito mais.

http://rotinadigital.net/wp-content/uploads/2015/07/plugin-wordpress-font-google-supreme.jpg

Dicas básicas para criação de artigos

  • O título de seu post é MUITO importante! O título talvez seja a parte mais importante de seus artigos, ele é que vai determinar o interesse das pessoas em lerem ou não o que você escreveu. Não adianta criar um ótimo texto e colocar um título ruim, portanto dê atenção especial aos seus títulos.
  • Tente manter os seus parágrafos com no máximo 3 ou 4 frases. Parágrafos muito longos tornam a leitura cansativa e torna mais difícil a compreensão do texto, isso também é um fator que afasta os leitores.
  • Use sempre imagens ilustrativas. Você já deve ter ouvido que um olhar vale mais que mil palavras, pois bem, imagens é tudo! Elas tornam os textos mais atraentes e prendem a atenção das pessoas.
  • Revise seus textos sempre. Errar é humano, é comum cometermos algum erro de ortografia ou concordância que passam despercebidos até mesmo pelos corretores automáticos de texto, para evitar este vexame, confira sempre o que você terminou de escrever.
  • Seja paciente! Demora um pouco de tempo até seu blog começar a receber as primeiras visitas, não se desespere isso é normal, mantenha seu foco e continue escrevendo conteúdo de qualidade, os frutos viram no seu tempo certo, pode ter certeza.

No próximo passo de nosso guia vamos conhecer algumas formas de atrair visitantes para nosso site, deixe seu comentário. Até lá…

 

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário