Crie expressões regulares automaticamente com o txt2re

Se você chegou até aqui, já deve saber o que é uma expressão regular (regexp) e o trabalho que da para elabora-las, mas se ainda não esta familiarizado com elas vamos primeiro a definição:

Bem resumido, uma expressão regular é um método formal de se especificar um padrão de texto.
Mais detalhadamente, é uma composição de símbolos, caracteres com funções especiais, que, agrupados entre si e com caracteres literais, formam uma sequência, uma expressão. Essa expressão é interpretada como uma regra, que indicará sucesso se uma entrada de dados qualquer casar com essa regra, ou seja, obedecer exatamente a todas as suas condições.
Aurélio Marinho Jargas e Editora Novatec, ©2001

Um programador que odeia expressões regulares, resolveu poupar nosso trabalho (e o dele próprio) e elaborou uma ferramenta visual para gerar regexp automaticamente.
Você cola um bloco de texto no txt2re.com, seleciona as partes do que você gostaria identificar em sua expressão e a ferramenta produz o código da regexp pronto paro o uso.

Eu odeio expressões regulares. Eu me deparo com elas regularmente em meu trabalho e a cada vez eu penso: De novo não….

Acho as sintaxe das expressões regulares impossíveis de lembrar, o código em cada linguagem é completamente diferente. Cada uma tem a sua maneira própria e distinta de implementação…”

A cada vez que eu precisar usar uma expressão regular tenho que quebrar a cabeça por uma hora ou duas lendo manuais de referência e me perguntando por que ela ainda não está funcionando. Então um dia quando em que estava planejando alguma coisa para fazer, eu imaginei a maneira que as expressões regulares devem ser…

Por que isso é livre(txt2re)?
É livre, porque eu tenho sido ajudado e muito durante minha carreira pelos programadores que geraram sistemas livres como Linux, Apache, PHP e MySQL – este é meu único trabalho livre que eu estou dando em retribuição para a comunidade.
Mark

txt2re.com gera regexp em perl, php, python, java, javascript, coldfusion, c, c++, ruby, vb, vbscript, j#, c#, c++.net e vb.net.

Se você quer aprender mais sobre regexp visite o livro online (gratuito) Expressões Regulares – Guia de Consulta Rápida.

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário