Como usar seu próprio domínio no Blogger.com

O Blogger é um serviço gratuito de publicação de blogs criado em 1999 pela Pyra Labs, esta foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a blogueiros Internet.  A empresa foi adquirida pelo Google em 2003 e o endereço dos blogs hospedados no Blogger passou a ser o subdomínio blogspot.com, porém você colocar seu próprio domínio (www.seunome.com.br) apontando um blog hospedado no blogspot.com, seguindo alguns passos simples.
Esta é uma ótima maneira de ajudar a promover o seu site, utilizado uma hospedagem gratuita e garantida por ninguém menos que o próprio Google.

Primeiramente você vai precisar ter um nome de domínio registrado, pode ser qualquer um (.com, .net, .com.br, .org, etc.), domínios com terminações internacionais  são mais simples e baratos para registrar, um domínio .com por exemplo, pode sair por menos de R$ 15 ao ano.

Vamos lá: Entre no painel de controle do site aonde você registrou o domínio e localize as configurações de DNS. Para que seu blog vincule a seu domínio personalizado, siga as instruções abaixo para inserir seu “CNAME” e seus “registros A”.

CNAME
No campo Nome, insira “www” e liste ghs.google.com como o Nome do host. Consulte nossas instruções detalhadas sobre como fornecer CNAMEs para vários sites de registro de domínio. Se seu site de registro de domínio não estiver listado ou se você encontrar outras dificuldades, entre em contato diretamente com o site de registro de domínio para obter ajuda.

Registros A (opcional)
A ação a seguir vincula seu domínio sem www (example.com) a seu site verdadeiro (www.example.com). Se você não seguir esta etapa, uma página de erro será exibida para os visitantes que não digitarem “www”.

Insira seu nome de domínio no formato example.com e liste os endereços IP mostrados abaixo na seção “A”. Você deve criar quatro registros A separados que direcionem para quatro IPs diferentes do Google.

 216.239.32.21
216.239.34.21
216.239.36.21
216.239.38.21

Atualizando as configurações no blogspot.com

Faça o login no Blogger e clique no link de Configurações de seu blog, na página seguinte, clique na aba Publicação, você vai chegar a janela mostrada abaixo, clique em “Domínio personalizado”  e “Alternar para configurações avançadas”.

Insira o URL de seu domínio na caixa de texto  e clique em Salvar.

Tudo pronto!  Agora seu endereço “blogspot.com” em breve redirecionará para seu novo domínio personalizado.  As alterações podem levar até 24 horas para serem processadas pelos servidores e o redirecionamento começar a funcionar completamente.

Nota: Antes de passar para esta etapa, aguarde cerca de uma hora para que as configurações de DNS sejam ativadas. Se você tentar alterar as configurações de publicação antes que as alterações de DNS sejam ativadas, será exibida uma mensagem de aviso.

 

 

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário