A Microsoft tem um problema que raramente é discutido. Embora a seu mais recente sistema operacional baseado na tecnologia NT, o Windows 7, ostente um grande número de melhorias e seja o melhor lançado até hoje pelo time do Bill, para o usuário comum, principalmente quem usa o PC apenas para fins comerciais, não há nenhuma razão convincente para fazer uma atualização. Desta forma a Microsoft tem duas maneiras de forçar o mercado a adotar seus novos OS.

A primeira é quando se adquiri o novo PC, o Windows 7 vem pré-instalado como única opção, e segunda é decretar a descontinuidade do suporte para versões mais antigas do Sistema.

O ReactOS é um ambicioso projeto Open Source que poderia oferecer uma alternativa viável para os usuários do Windows. Por enquanto a ReactOS Foundation, ainda não produziu um produto 100% funcional, mas o progresso é impressionante até agora.

Se o ReactOS atingir um nível de compatibilidade com o XP/2003, em um tempo razoavelmente curto, ele poderá provocar um enorme impacto no ecossistema dos Sistemas Operacionais, prova disso é que já as vésperas do lançamento do Windows 8, a maioria dos sistemas desktop corporativo ainda estão executando o Windows XP.

Gerentes de TI com orçamentos reduzidos poderiam ser facilmente convencidos a dar uma chance ReactOS, pois embora já exista uma opção gratuita baseada em ambientes de trabalho Linux, uma alternativa que não implicasse em mudança ou interrupção nos processos de trabalho existentes, seria muito mais fácil de ser adotada.

O que é o ReactOS? (fonte)

O ReactOS é um sistema operacional em Software Livre e Open-Source, baseado na arquitetura do Windows NT, que fornece suporte às aplicações e drivers existentes, bem como uma alternativa ao atual sistema operativo dominante.

Provavelmente seria importante começar por dizer o que o ReactOS não é. Não é outro wrapper que corre sobre o Linux, como o WINE. Não tem como objectivo competir como WINE; na realidade, a porção de user-mode do ReactOS é quase integralmente baseada no WINE e as nossas duas equipas já cooperaram estreitamente no passado. O ReactOS também não é apenas “mais um SO”. Não tem como objectivo ser mais um jogador na concorrência entre sistemas operativos, como acontece com o SkyOS ou qualquer outro SO alternativo. Não queremos que as pessoas desinstalem o Linux para passarem a usar ReactOS; o ReactOS é um substituto do Windows para aqueles que querem um SO que, funcionando exatamente como o Windows, o substitua.

Ainda que a disponibilidade do código fonte e a presente utilização que se pode fazer do ReactOS esteja ainda principalmente voltada para os programadores que o queiram expandir e melhorar, não é preciso ser-se um cientista diplomado para o usar. No seu estado final, acabará por ser um SO completamente amigável. Se já usaste Windows, encontrarás um ambiente familiar no ReactOS. A curva de aprendizagem, se existir, será mínima, já que o ReactOS duplica a maioria dos elementos do ambiente gráfico do Windows.

O presente objectivo é desenvolver o ReactOS até uma etapa em que este seja capaz de correr diretamente a maioria dos drivers e aplicações do Windows. Isso não significa, no entanto, que o ReactOS se limite a cumprir esse objectivo; à medida que novas funcionalidade forem sendo introduzidas no Windows, os nossos desenvolvedores continuaram ocupados a incorporar essas funcionalidades em cada nova versão do ReactOS. Quando o nível de compatibilidade desejado tiver sido atingido, poderemos mesmo decidir melhorar o ReactOS para além do nosso objectivo principal de compatibilidade com o Windows. Modificações desse gênero seriam, no entanto, externas à versão principal do SO, e totalmente compatíveis com o Windows, mas adicionando vantagens extra. Por exemplo, um dos nosso objetivos consiste em ser compatíveis como o POSIX, de forma semelhante aos Windows Services para Unix. Outro melhoramento poderia ser tão simples como suporte nativo a múltiplos Ambientes de Trabalho, em vez de requerer um PowerToy.

ReactOS ainda está em fase de teste, embora seja possível fazer uma instalação direta em seu HD, e recomendado primeiro fazer o teste em uma máquina virtual

Essa máquina virtual vai imitar a inicialização do computador e vai rodar o ReactOS como se ele estivesse instalado fisicamente no seu PC. Dessa forma, você poderá conhecer e experimentar o SO rodando direto de seu Windows.

Downloads

Deixe o seu comentário: