EUA desenvolvem software para manipular opiniões nas Redes Sociais

O jornal britânico The Guardian revelou que as Forças Armadas dos Estados Unidos estão desenvolvendo um software para manipular de forma secreta as redes sociais por meio de perfis falsos para influenciar as pessoas e espalhar propaganda pró americana pelo mundo.

Uma empresa do estado da Califórnia foi contratada pelo United States Central Command (Centcom), responsável pela supervisão das operações armadas dos EUA no Oriente Médio e Ásia Central, para desenvolver um sistema denominado “serviço de gerenciamento de perfis online” que permitiria que cada funcionário controlasse até 10 identidades, que estariam, teoricamente, localizadas em diversos locais pelo mundo.

O contrato de desenvolvimento prevê que cada persona criada pelo sistema deverá ter um histórico convincente e que os militares possam operar as falsas identidades “sem medo de serem descobertos pelos adversários”.

Um porta-voz do Centcom afirmou que a tecnologia não será utilizada em inglês e que seria “ilegal” ter como alvo audiências nos EUA. As linguagens nas quais os perfis serão ativos incluem árabe, farsi, urdu e pashto, oficialmente os alvos seriam blogs com conteúdo extremista e violento.

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário