Exoesqueleto ajuda vítimas de AVC voltarem a andar


Em quadrinhos e filmes de ficção os exoesqueletos geralmente são usados para dar aos seus portadores superpoderes em lutas e batalhas. Na vida real a tecnologia desponta como uma alternativa no tratamento pessoas com dificuldades motoras provocadas por AVCs.

Um novo exoesqueleto batizado de LOPES (Lower-extremity Powered ExoSkeleton) foi construído por cientistas da Universidade de Twente, na Holanda e esta ajudando pacientes a reaprender como andar naturalmente. O protótipo detecta em tempo real o que a pessoa está fazendo de errado em seus movimentos, fornecendo auxilio de força e apoio para correção dos passos.

A máquina também está sendo testada em pacientes que tiveram lesão medular e conseguiram recuperar algum movimento nas pernas.

A expectativa é que uma versão comercial do projeto seja disponibilizada para os centros de reabilitação em todo o mundo a partir de 2012.
Veja o sistema em ação no vídeo abaixo:

Ficção ou Realidade?

Sistemas semelhantes também estão sendo desenvolvidos para fins militares, a empresa americana Berkeley Bionics of California criou um exoesqueleto chamado  transportador de carga Humano Universal (HULC). O dispositivo permite aos soldados o poder de levantar e transportar um peso de até 90 kg em situações de combate.

[via BBC]

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário