em

Letras ocultas podem revelar o verdadeiro código da Vinci

Surgiram novas pistas sobre a pintura mais famosa da história. Um pesquisador italiano alega que os olhos da mulher enigmática na obra-prima do século 16 de Leonardo da Vinci guardam um código secreto.
Depois de superampliadas imagens da pintura teriam revelado letras minúsculas incorporadas aos olhos de Mona Lisa as informações são do jornal britânico The Guardian .

Pesquisadores italianos acreditam que as letras e números pintados nos olhos do Retrato são um código que pode indicar a identidade da modelo original.

“Invisível a olho nu e pintado em preto sobre fundo verde-marrom estão as letras LV em sua pupila direita, obviamente as iniciais de Leonardo, mas é o que está em sua pupila esquerda que é muito mais interessante”, disse Silvano Vincenti, presidente do Comitê Nacional do Património Cultural da Itália.

“É muito difícil decifrar claramente, mas eles parecem ser as letras CE, ou poderia ser a letra B,” acrescentou Vincenti.

A historia parece ter saído do livro “O Código Da Vinci” (Dan Brown), mais letras e números misteriosos são encontrados em Mona Lisa. Vincenti acredita que estas são dicas sobre a identidade real da modelo que posou para a obra-prima de Da Vinci, um mistério que tem intrigado os historiadores de arte ao longo dos séculos.

“Sob o arco do lado direito da ponte visto no fundo, Leonardo também pintou 72 ou L2, outra possível pista”, disse Vincenti. “Dois pintores especialista que foram consultados sobre isso nos disseram que todas essas marcas foram pintadas com um pincel pequeno e com a ajuda de uma lupa, não pode ser um erro.”

No início de 2010, pesquisadores franceses, utilizando tecnologia de raios-X, determinaram que Vinci utilizou cerca de 30 camadas de tinta para alcançar as sombras sutis e luz sobre o rosto sedutor Mona Lisa.

Enquanto que a tecnologia ajudou a resolver o mistério de como a Mona Lisa foi criada, sua identidade é um mistério que continua, embora alguns historiadores estão convencidos de que ela era Lisa Gherardini, esposa de um proeminente comerciante de Florença.

“Leonardo gostava de símbolos, esses códigos são parte de um enigma, ele queria que soubéssemos a identidade da modelo, usando os olhos, que ele acreditava serem a porta para a alma e um meio de comunicação”, finalizou Vincenti.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.

Deixe o seu comentário: