O imenso legado de Dennis Ritchie, co-fundador do Unix e criador da Linguagem C

O mundo perdeu mais um ícone incomparável do mundo da Tecnologia. Aos 70 anos de idade, morreu Dennis Ritchie MacAlister, ou dmr como era conhecido nos círculos hackers, ele foi um dos responsáveis por duas das ferramentas de software mais importantes da história: o Unix e a linguagem de programação C.

As criações de Ritchie ainda sustentam nossa era hiper-conectada e servem de inspiração para outros hackers começarem suas próprias revoluções:

O Unix é o pai de uma família muito grande e diversificada de sistemas operacionais de propósitos e ideologias bem diferentes: Linux, Android, FreeBSD, Solaris, Mac OS X, IOS e muitos outros.

UNIX é muito simple, basta um gênio para entender sua simplicidade.
-Dennis Ritchie

O C deu origem às famílias de linguagens de programação mais populares da atualidade e é indispensável na indústria e na academia. Sem ele não poderíamos falar em Python, Java, Ruby, Haskell, PHP, Objective-C, dentre outras linguagens que estão desenvolvendo aplicações do presente e do futuro.

“Parecia a coisa certa a ser feita”.
-Dennis Ritchie, sobre a linguagem C

Este par de ferramentas pode ser considerado a base de nosso mundo digital, a partir delas nasceram a Internet, a World Wide Web e sua selva de protocolos, serviços e redes sociais como Google, Twitter, Facebook. Em fim, em tudo aquilo que vem à mente ligado a tecnologia, da para enxergar o dedinho de Dennis Ritchie.

#include <stdio.h>
 int main() {
 printf("Goodbye, dmr!");
 return 0;
 }
Compartilhe Também:

Deixe seu comentário