O que é cloud computing (computação nas nuvens)?

A Cloud Computing é um conceito que existe há muito tempo, apesar de que só começou a ganhar força a partir de 2008, mas, as ideias por trás do nome existe há muito mais tempo.

No Brasil, esse conceito é mais conhecido como Computação nas Nuvens ou computação em nuvem, a Cloud Computing se refere, basicamente a uma noção de usarmos, em qualquer lugar do mundo, independente da plataforma, as inúmeras aplicações por meio da internet e com a mesma facilidade de quando as temos instaladas nos computadores de casa ou do trabalho.

Foto: Reprodução

Como funciona a Cloud Computing ou Computação nas Nuvens

Já estamos habituados a armazenar todo tipo de arquivos e dados nos mais variados tipos de tecnologia de armazenamento de dados e a utilizar muitas aplicações que normalmente estão instaladas nos nossos próprios computadores ou dispositivos móveis. Especialmente nos ambientes corporativos, é que esse cenário muda um pouco, sendo relativamente comum que empresas usem aplicações disponíveis nos servidores e elas podem ser acessadas desde qualquer terminal autorizado. A principal vantagem desse tipo de permissão é tornar possível utilizar as aplicações mesmo sem ter acesso à internet ou a uma rede local. Ou seja, é possível usar esses recursos estando off-line.

O funcionamento do On premise

No modelo on premise, todos os dados que sejam gerados ficam restritos a um único tipo de equipamento, a não ser quando há compartilhamento de rede, coisa que não é nada comum num ambiente doméstico. E mesmo no ambiente corporativo, esse tipo de procedimento pode gerar algumas limitações, como, por exemplo, a necessidade de possuir uma licença de determinado software para cada um dos computadores. Mas graças a evolução constante da tecnologia dos computadores e das telecomunicações em geral, esse acesso à internet se tornou cada vez mais amplo e rápido e esse cenário criou uma condição perfeita para a popularização da Cloud Computing, porque ela faz com que o conceito de ter vários aplicativos ao seu alcance em qualquer dispositivo, se torne possível.

As vantagens da Cloud Computing

No formato da Cloud Computing, muitos aplicativos, arquivos e outros dados relacionados, não precisam necessariamente estar instalados ou armazenados no seu computador ou em um servidor próximo. Todo esse conteúdo passa a ficar disponível “nas nuvens”, ou seja, de forma online. Dessa forma, cabe ao fornecedor da aplicação todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup e escalonamento dos programas. Como usuário, você já não precisa se preocupar com nenhum aspectos de armazenamento, acesso e utilização desses programas.

Características principais da Cloud Computing

1- Em geral, o usuário pode acessar todas as aplicações independente de qual seja o seu sistema operacional ou o tipo de equipamento utilizado.

2- Não compete ao usuário se preocupar pela estrutura necessária para executar a aplicação, o hardware, os procedimentos de backup, o controle de segurança, a manutenção, etc.

3- Todo tipo de compartilhamento de informações e trabalho colaborativo se torna mais fácil, já que todos os usuários acessam as aplicações e os dados desde o mesmo lugar, ou seja, a nuvem.

4- O usuário também pode contar com uma alta disponibilidade se um servidor deixar de funcionar, já que os demais que fazem parte dessa estrutura continuam a oferecendo o serviço de maneira eficaz.

Independentemente da aplicação, com a Cloud Computing o usuário não precisa conhecer a estrutura que está por trás do conceito, ou seja, ele não tem que saber quantos servidores estão executando determinada ferramenta, quais são as configurações do hardware utilizado, de que forma o escalonamento é feito, etc. O mais importante é saber que a aplicação que você necessita está disponível na nuvem.

loading...


Compartilhe Também:

Deixe seu comentário