Orkut – 9 dicas para criar uma comunidade de sucesso

Muitos usuários do Orkut gostariam de ter sua própria comunidade, para partilhar os seus pensamentos, discutir sobre um tema , divulgar alguma mensagem, divulgar um produto ou simplesmente atrair mais amigos, mas o principal problema é:

– Quantas pessoas vão ouvir o que você tem a dizer?

Milhões de comunidades do Orkut nascem e morrem sem que ninguém sequer tenha consciência de sua existência. Se você é um orkutmaniaco e quer criar uma comunidade de sucesso, então este post é para você.

1. Pense grande! – Faça uma comunidade sobre algo que muitas pessoas gostam. Nem pense em criar algo como “Eu amo a cor do meu quarto” ou “matei uma barata” e esperar que milhares de pessoas irão aderir.

2. Aumente sua rede social – Quanto mais amigos você tiver no Orkut, maior a sua influência em convidá-los a participar da sua comunidade. Obs: não fique enviado convite todo dia ou tudo que você vai conseguir é encher o saco… uma vez por mês já é o bastante.

3. Propaganda é a alma do negócio – Adicione um link para a sua comunidade em cada um dos seus recados. Você pode fazer isso automaticamente usando assinatura. Lembre-se também mencionar o link da comunidade em seu blog, MSN, Yahoo, Facebook, ICQ (alguém ainda usa isso?), etc. se quiser levar a divulgação realmente a sério, você pode colocar anúncios no balcão da padaria, banheiro do shopping center, nos postes de luz… 🙂

4. Seja criativo – Se você assistiu a alguma coisa interessante na TV por exemplo, corra e crie uma comunidade sobre a matéria no Orkut e chame todos para entrar. As pessoas adoram tópicos e assuntos atuais.

5. Não devo fazer- Evite comunidades com temas bobos, ofensivos, racistas e preconceituosos. Esse tipo de atitude não vai atrair ninguém e também vai trazer uma boa chance de você ser banido do Orkut ou até mesmo ter problemas com a Justiça.

6. Escolha bem a foto de apresentação – Escolha a foto perfeita para ilustrar sua comunidade. Uma imagem boa chama atenção e faz com que mais pessoas entram em seu espaço. Isso é fato comprovado.

7. Cuide de sua comunidade – Se você não tem paciência ou tempo para administra e manter a comunidade atualizada, procure ajuda, escolha algumas pessoas de confiança para colocá-las como moderadores.

8. Criar temas, jogos, enquetes … – Quanto mais divertimento, mais pessoas irão entrar e permanecer membros. Então, lembre-se sempre manter a sua comunidade animada e com assuntos ligados ao seu tema. Faça algumas pesquisas e eventos, incentive as pessoas a interagirem.

9. Faça sorteios de prêmios entre os membros da comunidade – Você pode organizar algumas competições e incentivar as pessoas a participar. Em troca, você pode recompensá-los com algo do tipo de prêmio, use a criatividade ou se você tiver dinheiro sobrando, pode sortear coisas do tipo: um iPods, celulares, pen drives, etc (me chame, viu? também vou querer participar!). Isso vai manter as pessoas interessadas e atrair novos seguidores.

Gostou da matéria, ou tem mais alguma dica? Não esqueça de comentar!

Compartilhe Também:

Comentários(6)

Deixe seu comentário