7 Ferramentas online para formatação, verificação e otimização de CSS

É possível aumentar consideravelmente a velocidade de carregamento de suas paginas simplesmente comprimindo e otimizando o código de suas folhas de estilho CSS, neste post fizemos uma seleção de alguns dos melhores otimizadores e compressores CSS disponíveis gratuitamente na web, faça uma experiência e veja os resultados.

Otimização e Compressão

csCSSc Rotina Digital
O csCSSc é uma ferramenta Open Source programada em JavaScript que reduz o tamanho do arquivo de folhas de estilo compactando-os e também fazendo o caminho reverso, recuperando códigos CSS pré-compactados. Esta é uma versão traduzida para pt-BR, o original (inglês) pode ser visitado aqui.

Clean CSS
Clean CSS é baseado no popular CSS minifier CSSTidy . Você pode configurar o nível de compressão desejado e personalizar as opções de compressão. Ela imprime um relatório linha a linha para mostrar a você exatamente o que foi alterado.

CSS Compressor
Outra popular ferramenta de compressão CSS web é o Robson CSS Compressor ela é open-source , (confira o código-fonte em PHP ). Oferece varias de opções de compressão, tratamento de cores, regras e propriedades CSS.

Uncompress CSS application
Essa aplicação oferece o caminho inverso das anteriores, ela é capaz de descomprimir código CSS compactados, tornado novamente possível a leitura humana do arquivo.

Notas importantes:
Os mesmos seletores e propriedades são automaticamente agregados, seu código deve estar bem formado. Este não é um validador que aponta erros CSS. Para se certificar de que seu código é válido, use o validador do W3C.

Formatação

FormatCSS
FormatCSS permite que você corrija e padronize seu código fonte. Há várias configurações disponíveis e regras que você pode aplicar para conseguir o tipo de formato que deseja. É possível inclusive, deixar seu CSS em ordem alfabética ou descapitalizá-lo.

Prettyprinter.de
prettyprinter.de não se limita apenas ao CSS, também são suportados códigos PHP, Java, C + +, C, Perl e JavaScript. Há opções como reduzir espaços em branco, remover linhas em branco e adicionar novas linhas automaticamente entre as chaves.

Validação e Verificação

Serviço de validação CSS da W3C
W3C CSS Validation Service é muito simples de usar, basta inserir a URL do seu CSS e ele mostrará o status do seu estilo apontando erros, avisos e outras considerações.

Todas essas ferramentas utilizam métodos automáticos de manipulação do CSS, por isso é extremamente importante que você faça um backup de seus arquivos antes de substitui-los.

Compartilhe Também:

Seja o primeiro a comentar:

Deixe seu comentário