TV Plasma, LED ou LCD – Giua definitivo de compra

Hoje em dia comprar uma televisão não é uma tarefa fácil. Antes o consumidor só precisava escolher a marca, o tamanho da tela e pechinchar o preço com o vendedor, agora temos que adicionar em nossa equação uma infinidade de funcionalidades como conversor digital, imagens 3D, HDTV, Full HD, entradas HDMI, USB e até Internet. Mas a principal duvida das pessoas continua sendo a chamada tecnologia de tela das novas TVs: Plasma, LCD ou LED, qual dessas ficaria melhor em sua sala?

Uma escolha errada pode se tornar em baita decepção na hora de assistir programas em alta definição (HD, do inglês High Definition) ou até prejuízos com a conta de energia no final do mês.

O primeiro participante da disputa a chegar ao mercado foi a TV de Plasma, ele substituiu muitos televisores convencionais CRT (Cathodic Ray Tube – sigla em inglês para Tubo de raios catódicos) de tela plana oferecendo tamanhos superiores a 50’’ e uma qualidade de imagem muito superior aos padrões antigos. Pouco tempo depois surgiu a tecnologia LCD (Tela de cristal liquido), já mostrando claras vantagens sobre o Plasma, pricipalmente em telas de menores dimensões.

Quando o LDC se popularizou e já pousava de campeão da disputa, chegou a tecnologia LED, impressionando pela qualidade de imagem e baixo consumo energético e preços elevados.

A realidade é que hoje as três tecnologias seguem competido pelo espaço de sua sala, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Aqui apresentaremos algumas considerações básicas para ajudar você a fazer uma boa compra.

Qual o tamanho ideal?

As telas das TV’s são geralmente medidas em polegadas. O tamanho ideal para que possamos assistir e enxergar confortavelmente as imagens pode ser obtido dividindo por 2,5 à distância entre o lugar onde colocaremos a televisão e local aonde nos sentaremos para assistir. Por exemplo: se a distância entre sua televisão e o sofá é de 2 metros, a tela ideal teria o tamanho de 2/2,5 que é igual a 0.8m ou 32’’, ou seja, você pode até comprar uma televisão maior por questão de gosto pessoal ou status, mais na pratica não seria necessário.

Custo x Beneficio

As telas de plasma tem um tempo de vida útil menor, necessitam de um ligar com boa ventilação pois esquentam mais e também consomem mais eletricidade, o principal atrativo das televisões de plasma são o preços mais em conta, isso levando em consideração modelos de 50’’ ou maiores, as vantagens param por aí, se você esta pensando em uma televisão menor a tecnologia plasma não é uma boa opção.
A resolução de imagem dos modelos LCD nas televisões de tela maiores (50’’ ou acima) deixam bastante a desejar, em resoluções mais baixas elas podem apresentar um bom custo x beneficio, desde que ofereçam recursos indispensáveis como resolução Full HD, entradas HDMI e conversor digital integrado.
Por final a vantagem fica por conta da tecnologia mais nova, as TV’s LED, elas consomem até 30% a menos de energia e uma excelente qualidade de imagem (a depender da resolução nativa do aparelho), a desvantagem fica por conta do preço, o mais elevado entre as três concorrentes.

Conclusão

Comprar a tecnologia mais nova não significa que você estará levando para casa o melhor produto, muitas TV’s LED podem perder em termos de qualidade de imagens para concorrentes LCD e até mesmo Plasma, isto tudo vai depender da resolução nativa da tela do aparelho, muitos vendedores aproveitam a falta de conhecimento das pessoas para empurrar produtos que menor qualidade sem ser honesto com relação as suas características.
Se seu foco principal é a qualidade de imagens procure TV’s com o selo Full HD, apenas elas podem tirar o máximo proveito de programas HD, filmes Blu-ray e vídeo games modernos, existem no mercado muitos modelos LED que são apenas HDTV ready.

O Full HD tem uma resolução maior do que o HD-Ready (720 linhas), a resolução nativa do Full-HD é de 1080 linhas, ou seja, a qualidade da imagem será melhor.

Se você esta não tem de sinal digital em sua localidade, não vai jogar video-game nem assistir a filmes Blu-ray, então pode escolher um modelo mais simples e até conseguir um desconto com o vendedor, não se deixando ser “levado no papo” e mostrando para ele que você sebe bem o que quer.

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário