Compartilhe com um Amigo:

Uma das poucas coisas que a ciência enfrenta dificuldades em explicar é a mente humana, ela é complicada, com diferenças comportamentais de um indivíduo para outro e cheia de mistérios, principalmente quando se trata de anomalias que, como o próprio nome diz, são anormais.

A fobia pode ser definida como o medo ou aversão exagerada diante de situações, objetos, animais ou lugares, fazendo com que o fóbico entre em pânico a ponto de ter falta de ar, palpitações com chances de disritmia, dentre outros problemas não muito graves que raramente levam à morte.

Existem algumas fobias que são tão exageradas e fora do comum que podem parecer aos não-fóbicos que são uma brincadeira ou uma encenação, porém, fobias são problemas sérios, que podem e devem ser tratados, afinal, nada que nos cause qualquer mal um dia vai fazer bem. Pensando nessas fobias esquisitas, resolvemos criar uma lista com algumas delas.

Sitofobia

Sitofobia

Por incrível que pareça, a sitofobia é o medo ou aversão ao ato de alimentar-se, aparecendo geralmente em síndromes delirantes, onde o paciente acredita que toda e qualquer comida que lhe ofereçam esteja envenenada. A única forma de manter a pessoa viva é introduzindo alimentos com algum ato cirúrgico em seu estomago.

Antropofobia

Antropofobia

A antropofobia pode ser caracterizada como o medo de pessoas ou da sociedade, aparecendo em diferentes níveis de “intensidade”, desde o medo de estar apenas em meio a um grande grupo ou então de ficar sozinho com uma única pessoa, variando particularmente.

Unatractifobia

Unatractifobia

A unatractifobia acaba causando muitos problemas quando caracterizada, afinal, ela é o medo ou aversão de estar perto de pessoas que o fóbico possa considerar feio/a, por isso, quem é unatractifóbico acaba sendo alvo de críticas e preconceitos sobre algo que sequer possa controlar.

Eisoptrofobia

Eisoptrofobia

Já imaginou não conseguir olhar a sua própria imagem no espelho? Para os vaidosos esse deveria ser o maior princípio apocalíptico que se pode ser dado, afinal, o quão ruim deve ser sentir medo de ver o reflexo de algo em um espelho, essa é a realidade de quem tem eisoptrofobia.

Somnifobia

Somnifobia

Não conseguir dormir é um problema não só de jovens nos dias de hoje, mas sim de muitas outras pessoas, não dormir por medo de não acordar mais deve ser um grande problema, afinal, o único meio de conseguir superar esta fobia seria descansando o corpo e a mente por meditação.

Emetofobia

Emetofobia

A emetofobia é uma das fobias mais desagradáveis que existem, o medo de vomitar, gerada muito provavelmente por algum acidente traumático envolvendo o ato de vomitar e acabaram ficando com a cena do acidente na cabeça para o resto da vida, entrando em pânico toda vez que sentem algum princípio de vomito, a chamada “ânsia de vômito”.

Catisofobia

Catisofobia

Pode parecer estranho, mas a catisofobia é, nada mais, nada menos, que o medo ou aversão de sentar-se. Quem tem a fobia costuma dizer que a única maneira de descansar é deitando, pois, quando sentados, sentem constante inquietação e a sensação de estarem presos ao objeto que estiverem sentados.

Filemafobia

Filemafobia

Assim é chamado o medo ou aversão ao beijo, quem tem a filemafobia costuma evitar até mesmo se aproximar de quem não conheça, assim garante que ninguém irá cometer o ato “nojento e repugnante” que é beijar. Para alguns estudiosos, este transtorno está geralmente ligado à fobia de se apaixonar, a filofobia.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

O termo mais linguisticamente correto para a fobia de palavras compridas seria megalologofobia, a fobia de palavras grandes, o que ainda assim assustaria e causaria pânico a qualquer um que sofra desse mal. Irônico, não?

Pantofobia

Pantofobia

Por mais que não existam termos médicos para a pantophobia, ela é constantemente associada ao transtorno do pânico, no qual o paciente parece apresentar medo para qualquer coisa que veja e tudo lhe representa uma ameaça, o levando, na maioria das vezes, ao suicídio.

E aí, você conhece ou tem alguma outra fobia? Tem alguma dessas fobias? Comente abaixo, adoraríamos saber!

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu