Casal americano propõe Lei anti-Photoshop para atrizes e modelos

Um casal norte americano esta lutando para criar uma legislação que regulamente e restrinja o uso do Photoshop nas revistas e campanhas publicitarias do país.
Seth e Eva Matlins são fundadores da revista e grife de moda Off Our Chests.
Eles argumentam que os retoques digitais nas imagens estão afetando o comportamento e o psicológico de crianças e jovens americanas, que tomariam aquela “imagem perfeita”como uma referencia para a própria imagem.
A Sra. Matlins explica: “Não podemos ignorar que a nossa cultura de beleza esta provocando efeitos extremamente negativos sobre meninas e mulheres.”
“Problemas reais, sérios e duradouros ocorrem quando nós não reconhecemos que as imagens e os ideais da forma humana que está sendo apresentado na mídia está definindo expectativas e padrões irrealistas para a população feminina do nosso país.”

Os Matlins decidiram levantar a bandeira contra o Photophop depois de conhecerem o resultado de um estudo da Dove Self-Esteem que revelou que 80 por cento das mulheres entrevistadas se sentiam inseguras sobre si mesmos ao observar imagens de estrelas e modelos femininas na mídia.
71% da meninas que sofrem com problemas de baixa autoestima dizem que não se sentem suficientemente bonitas, na moda ou elegantes.

“Esses números mostram que nós temos um problema social cujas consequências estão levando a efeitos graves sobre a felicidade, bem-estar e produtividade econômica de um número surpreendente de pessoas, isso também é um causador de transtornos alimentares que provocam centenas de mortes por ano”, disse Matlins.

“Gerações de mulheres estão perseguindo padrões de beleza que são inatingíveis, ao passo que gerações de homens estão sendo ensinadas a exigir essa perfeição virtual”.

A Lei da auto-estima foi batizada pelos meios de comunicação como “Lei anti-Photoshop”. Um exemplo ilustrativo de sua aplicação: A controvérsia causada pela hiperretocada imagem de Julia Roberts em uma campanha da Lancôme que acabou sendo proibida no Reino Unido.

“A mulher perfeita não tem celulite, não é ciumenta, não tem TPM e não reclama…”
Pena que essa já se casou com Papai Noel… 🙂

[via dailymail]
Compartilhe Também:

Deixe seu comentário