Compartilhe com um Amigo:

Com a popularização dos pendrives os velhos drivers de DVD se tornaram raros nos computadores modernos, por isso agora quando a gente precisa fazer a instalação de sistemas operacionais na maioria das vezes vamos precisar fazer esse trabalho através das mídias USB, hoje vamos aprender uma forma pratica de criar um pendrive bootável com a instalação do Windows 10 a partir do Linux Unbutu.

Essa é a relação do que você vai precisar:

  • Iso do Windows 10
  • WoeUSB
  • Um pendrive com pelo menos 6 Gb de espaço

1° Passo: Download Windows 10 ISO

A primeira coisa que você precisa fazer é baixar a ISO do Windows 10, ela está disponível para download diretamente no site da Microsoft:

Baixar a ISO do Windows 10

2º Passo: Instale o programa WoeUSB

WoeUSB é um programa grátis e open source para criação de pendrives bootáveis do Windows 10.

O Ubuntu e outras distros Linux como Linux Mint, elementary OS, etc usam os Personal Package Archives (PPAs) que permite que você carregue pacotes fonte do Ubuntu para serem compilados e publicados como um repositório apt. Digite os comandos abaixo em um terminal para instalar o WoeUSB:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
 sudo apt-get update
 sudo apt-get install woeusb

Se você usa outras distribuições Linux poderá acessar o código fonte do WoeUSB através do GitHub:

WoeUSB

Veja também

3º Passo: Formate pendrive

Agora, plug seu pendrive em uma porta USB e formate o dispositivo. No Ubuntu para fazer essa tarefa, basta clicar com o botão esquerdo no ícone do seu pendrive pelo explorador de arquivos.

Um detalhe importante aqui é lembrar de escolher o formato NTFS para o sistema de arquivos do pendrive:.

Se você escolher Fat 32 você não vai conseguir concluir o processo devido as limitações do sistema de arquivo:

4º Passo: Usando o WoeUSB para criar o pendrive bootável do Windows 10

Tudo prontinho agora podemos criar nosso pendrive com a instalação do Windows 10, abra o WoeUSB e carregue a ISO que você baixou da Microsoft:

Dependendo das configurações de seu sistema o processo pode demorar acima de 15 minutos, se você fez tudo certo até aqui agora é só esperar.

Essa é a menssagem de conclusão:

 5º Passo: iniciando a instalação do Windows 10 pela porta USB

Quando o processo de criação do pendrive bootável estiver concluido, reinicie o computador e aperte a tecla de selação do dispositivo de boot, geralmente é uma dessas teclas F2,  F10 ou F12.

Na próxima tela escolha o dispositivo que representa o pendrive que você acabou de criar, depois disso é só seguir os passos normais da instalação do Windows 10.


Espero que este tutorial tenha te ajudado a criar seu próprio pendrive inicializável do Windows 10 no Linux. Se você tiver dúvidas ou sugestões, não hesite em deixar um comentário para gente.
T+!

Veja Também

  • Como montar diretórios manualmente no LinuxComo montar diretórios manualmente no Linux Os sistemas Linux mais novos geralmente fazem a montagem de partições sem a intervenção dos usuários, mas como toda regra tem sua exceção é sempre bom saber resolver pequenos imprevistos, […]
  • Como colocar o Windows 7 no domínio SambaComo colocar o Windows 7 no domínio Samba O desafio de colocar maquinas com o Windows 7 no domínio Samba começou pra mim com a chegada de máquinas novas aqui na empresa. Nossa rede tem maquinas de todos os tipos e idades, do NT ao […]
  • 5 maneiras de rodar aplicativos do Windows no Linux5 maneiras de rodar aplicativos do Windows no Linux 1. Use uma alternativa Open Source Quando alguém me pergunta se pode executar o aplicativo "X" ou "Y" no Linux, a primeira coisa que aconselho é procurar uma alternativa de código […]
  • Introdução ao shell script LinuxIntrodução ao shell script Linux O shell script é pode ser considerado uma versão Linux para os nostálgicos arquivos de lote MS-DOS  (bat files), entretanto um pouco mais flexível e muito mais poderoso. Da mesma forma que […]

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu