Compartilhe com um Amigo:

como-funcionam-os-banheiros-no-espaco
Não importa se você é a Megan Fox ou o Leonardo DiCaprio, se precisar ir ao banheiro não existem milagres que possam permitir que você evite ser obrigado a correr para o toalete mais próximo e dar aquela “aliviada”, o mesmo vale se você estiver no espaço.
Não temos vontade alguma de discutir sobre a possibilidade do homem ter ido ou não a lua, então se você é uma dessas pessoas que adoram expor teorias sobre essa viagem não ter acontecido, acalme-se, você não precisará desses argumentos aqui.
Se você tem o mínimo de conhecimento sobre física, sabe que as suas leis não se aplicam no espaço, pois nele não existe gravidade, que é fator principal para a física que aprendemos no ensino médio. Sabendo disso, você já deve ter se perguntado, como os Astronautas vão ao banheiro?
Imagine só como deve ser desagradável ficar semanas e até meses no espaço vendo o cocô do seu companheiro flutuando por toda a nave, ou então você abrir a porta do dormitório e dar de cara com uma poça flutuante de xixi, nada agradável, não? Para a sorte dos astronautas, felizmente isso não acontece.
A NASA é conhecida mundialmente não só por fazer expedições ao espaço, mas também por portar algumas das melhores tecnologias que o ser humano já desenvolveu, então é claro que fazer suas necessidades básicas não seria um problema para ninguém dentro de um foguete.
Um vaso sanitário especial foi desenvolvido para garantir que não ocorram situações como citamos acima onde fezes flutuantes tomariam conta da nave, a tampa é praticamente acoplável às nádegas, e assim que senta, um vácuo é induzido no interior do vaso para garantir que nada escape.
Como a água é escassa nas naves, o que puxa os dejetos para dentro da privada é um cano de sucção, que junto com o vácuo da privada não deixa que nada escape e também não acabe sujando as nádegas do astronauta.
Caso seja necessário apenas fazer xixi, o astronauta conta com outro cano de sucção que desta vez fica do lado de fora do vaso, para os homens é apenas um buraco em um cano, já as mulheres tem um outro suporte que cobre toda a região da pélvis. Depois de recolhida, a urina passa por um tratamento muito sofisticado onde uma parte pode ser convertida em água potável, que é devolvida aos dutos de abastecimento da nave.
Caso o astronauta sinta vontade de ir ao banheiro durante um lançamento (que pode durar horas) ou um spacewalk (quando o astronauta precisa sair da nave para coletar algo ou consertar a nave) eles não tem como ir ao banheiro, por isso usam as chamadas Vestimentas de Máxima Absorção, ou se você preferir pode chama-las de fraldas.
Todos os dejetos recolhidos durante uma missão espacial são guardados em um compartimento especial para terem um fim correto quando ela chegar ao fim e os astronautas chegarem na terra. Caso a tripulação acabe tendo um surto de dor de barriga e o compartimento fique cheio, o jeito é soltar tudo no espaço e torcer pra não melar nenhum extraterrestre.
Se você quiser pode clicar aqui para ver uma playlist onde astronautas mostram como eles fazem várias coisas comuns que fazemos na terra, porém com as limitações e dificuldades na gravidade 0.

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu