O Webmin é uma poderosa interface baseada na web para administração de sistemas Unix e Linux. Com o Webmin você pode configurar contas de usuário, servidor Apache, DNS, compartilhamento de arquivos Samba e muito mais, tudo isso utilizando apenas o navegador de Internet.
O Webmin elimina a necessidade de editar manualmente arquivos de configuração como o /etc/passwd, com ele é possível gerenciar praticamente todo o sistema remotamente.
A instalação do Webmin em servidores baseados no Debian, incluindo o Ubuntu Server, é bastante simples, siga os próximos passos:
Preparando o sistema
Abra o terminal e execute o seguinte comando:
sudo apt-get install perl libnet-ssleay-perl openssl libauthen-pam-perl libpam-runtime libio-pty-perl apt-show-versions python |
sudo apt-get install perl libnet-ssleay-perl openssl libauthen-pam-perl libpam-runtime libio-pty-perl apt-show-versions python
Agora você vai baixar o pacote de instalação do Webmin usando o comando (Verifique aqui qual a versão mais atual):
sudo dpkg -i webmin_1.600_all.deb |
sudo dpkg -i webmin_1.600_all.deb
Depois de concluir a instalação, abra o endereço https://ip-do-servidor:10000 para acessar a tela de login do Webmin.

O Ubuntu por padrão não permite o login como usuário root. No entanto, o usuário criado no momento da instalação do sistema pode usar o comando sudo para ganhar privilégios de root, o Webmin permite que qualquer usuário do grupo sudo faça login com esses privilégios.
