Recentemente instalei um novo servidor MySQL em uma rede corporativa usando o Ubuntu 11.04. Estava tudo configurado e funcionando normalmente, entretendo quando os usuário tentavam acessar o servidor remotamente a partir de qualquer aplicação, demorava uma eternidade para o cliente conseguir conectar ao BD.
Depois de um pouco de pesquisa na web, eu encontrei o que parece ser a solução…
Aparentemente o servidor MySQL pesquisas pelo nome da maquina (hostnames) para autenticação mesmo que você esteja usando por exemplo: [email protected], se você quiser acelerar as conexões remotas em seu servidores de banco de dados tente adicionar a seguinte linha:
skip-name-resolve
Ao seu arquivo de configuração do MySQL (my.ini/my.cnf) e, em seguida, certifique-se de recarregar (reiniciar) o servidor MySQL o “mysqld”.
Seu my.cnf deve ficar parecido com este:
[mysqld]
port = 3306
socket = / tmp / mysql.sock
skip-locking
skip-name-resolve
No Microsoft Windows isto pode ser feito a partir da janela de Serviços em “Ferramentas administrativas” ou no Debian/Ubuntu digitando o comando:
/etc/init.d/mysql restart
A adição acima só funcionará se você estiver usando o endereço IP ou ‘%’ para as contas de usuário do banco de dados, e é claro desativar a capacidade de usar contas de usuário com o nome da maquina, exemplo: [email protected].