Compartilhe com um Amigo:

dicas-para-passar-na-oab-exame-da-ordem

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aplica o exame da ordem como forma de emitir a licença para que pessoas com titulo de bacharelado em direito possam exercer sua profissão, ou seja, possam advogar em todo território nacional, este exame pode ser uma pedra no sapato de algumas pessoas, que simplesmente bloqueiam na hora da realização da prova, por isso é sempre bom ter acesso a dicas para se dar bem nas provas, e é exatamente sobre isso que iremos falar hoje.

Separamos aqui algumas dicas para passar na OAB, mas claro, nem todas as dicas são uteis se o interessado não se esforçar, em nosso artigo você irá encontrar dicas rápidas elaboradas baseadas em erros cometidos por pessoas que encontraram dificuldades para passar no exame da ordem e também por dicas daqueles que se deram bem no exame logo de primeira.

Dicas para passar na OAB

Dicas para passar na OAB

Dicas para passar na OAB

Dividimos nossas dicas para passar na OAB por tópicos, para que o entendimento seja simplificado, e você possa se concentrar nas etapas que mais tem dificuldades pois algumas dicas funcionam como o check-list onde você pode eliminar o que já segue ou executa durante seus estudos.

Leia o Edital da OAB

A cada prova realizada pela OAB é lançado um edital, muitos desconsideram o mesmo por já conhecer os tramites da realização do exame da ordem, porém, quem lê atentamente o edital pode chegar na prova mais preparado sabendo das regras e dos prazos do exame.

Uma etapa por vez

O Exame da OAB é dividido em fases e muitas pessoas antes mesmo de passar pela primeira fase já pensam na segunda etapa, isso é um erro, pois você acaba não se preparando bem para nenhuma delas, por isso, estude bem para a prova e só pense na segunda etapa se realmente for aprovado na primeira fase.

Não confie na probabilidade

Na duvida vai na “C”, aposto que você já ouviu isso antes, certo? Esqueça, não existe uma sequencia de alternativas na prova da OAB, por isso, prepare-se bem para o exame e não confie no chute, já dizia um professor meu, você pode até chutar desde que tenha 100% de certeza que aquela é a resposta certa.

Não se arrisque com chutes sem fundamentos na prova da OAB

Não se arrisque com chutes sem fundamentos na prova da OAB

Estude 100% visando 50% na primeira fase da OAB

Você entendeu certo, no exame da Ordem o candidato que acerta 50% das questões é aprovado para a segunda fase, por isso não fique preocupado em acertar todas as questões, ninguém é perfeito, e desta forma você pode ficar mais relaxado na hora de fazer a prova evitando os bloqueios e os famosos “deu branco”.

Foque-se na Prova

Concentre-se nos seus objetivos, nos dias que antecedem o exame da OAB procure relaxar mas sem perder o foco na prova que será realizada, assim você aumenta o nível de concentração e se prepara melhor.

O peso das questões é o mesmo

Na prova da primeira fase todas as questões tem o mesmo peso, ou seja, dê atenção para todas as questões igualmente, não fique preso em uma etapa ou pergunta da prova, pois você poderá correr o risco de estourar o tempo máximo de prova.

Estude português também

Na segunda fase do exame da OAB é comum que candidatos cometam erros de português, já que as questões passam a ser dissertativas, por isso fique de olho na gramatica e também na concordância dos termos do paragrafo.

Fique calmo e leia tudo

Leia e se preciso releia as questões que irá responder, pois em qualquer prova da OAB ou não, é comum terem questões com duplo sentido ou mal interpretadas por participantes.

Erros cometidos no Exame da OAB

Além das dicas para passar na OAB também preparamos tópicos com erros comuns cometidos por participantes, desta forma baseado em erros de outros você poderá se preparar melhor para o exame da Ordem.

Argumentos não são devaneios

É preciso estar preparado para o Exame da Ordem da OAB afinal as provas exigem repostas diretas e candidatos com posicionamentos precisos, seja objetivo evitando rodeios e o famoso “encher linguiça”.

Estude de tudo um pouco

Alguns participantes costumam deixar determinadas matérias e temas de lado acreditando que os mesmos não serão abordados no exame da OAB, isso é errado, o ideal é que você procure estudar todos os temas que possam ser abordados, para isso procure se informar sobre provas passadas.

Fique atento ao tempo de prova no exame da ordem

Fique atento ao tempo de prova no exame da ordem

O tempo é seu amigo (e inimigo)

É ideal que você vá realizar o exame da ordem relaxado e tranquilo, com calma pois assim você se atenta a todas as questões, porém, não fique calmo demais, afinal, a prova tem um tempo máximo e muitos candidatos estouram o tempo e acabam por ser penalizados.

Responda o que sabe

Comece sua prova da OAB respondendo primeiro as perguntas relacionadas a temas que tem mais familiaridade e deixe as mais difíceis para o final, pois assim você não corre o risco de ficar muito tempo preso em questões que não sabe responder e deixe as que sabe sem uma resposta ou com uma resposta feita as pressas.

Enfim, conheço pessoas que fizeram a prova da OAB mais de cinco vezes e não passaram, mas não por desconhecerem a matéria e sim por terem um bloqueio causado pelo nervosismo, por isso a melhor dica que posso dar é para que você mantenha a calma, procure relaxar e não encare o exame como um bicho de sete cabeças.

E você quantas vezes já realizou o exame da ordem? Achou validas nossas dicas para passar na OAB? Pode complementar de alguma forma? Utilize os comentários abaixo para deixar sua opinião e se conhece alguém que está para prestar o exame não deixe de compartilhar este artigo através das redes sociais.

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu