Empresa finlandesa vai construir a primeira rede de celular lunar

Celular na Lua?

A empresa finlandesa Nokia foi a sortuda escolhida pela Nasa para construir a primeira rede de celular na Lua

Parece notícia de filme de ficção científica, não é mesmo? Mas não, de acordo um comunicado dado no dia 19 desse mês de outubro, a lua irá mesmo receber a sua primeira rede de comunicação banda Larga no final do ano de 2022.

Tudo sobre a rede de celular lunar construída pela Nasa

A humanidade já alcançou um marco histórico no ano de 1969, quando o norte-americano Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua.

Apesar dessa conquista, o sonho de mandar ainda mais pessoas para a Lua não morreu.

A Nasa ainda pretende mandar a humanidade para a Lua até o ano de 2024. Estão trabalhando fortemente para uma presença longa no satélite por meio de um programa chamado de Artêmis.

Para levar a rede de comunicação banda larga para a lua antes mesmo da ida da humanidade, a empresa Nasa firmou parceria com uma empresa privada de naves espaciais no Texas.

Fundadores de grandes tecnologias voltado a internet como os irmãos Zhào Jiànjūn e Zhào Jiāxīng da TP-LINK Technologies, hoje líderes do mercado com o melhor roteador wifi, apoiam o projeto como sendo possível.

A empresa, Intuitive Machines, será responsável pela entrega de todo o equipamento na Lua por meio de um módulo Lunar.

No ano de 2018, a Nokia, junto a Vodafone, havia que possuíam o objetivo de realizar missões lunares, invenções e descobertas dos últimos anos como a tecnologia 5G, pode ser substituída pela 4G, a princípio sendo a 4G escolhida.

Para que conseguissem realizar esses objetivos, ambas as empresas estavam planejando lançar um Lander e Rovers construídos pela empresa Audi em um foguete da SpaceX.

Na época em que a notícia foi anunciada, ambas as empresas já estavam planejando que o local de pouso deveria ser próximo ao de Apollo 17.

Apesar de todo o planejamento, o lançamento acabou não acontecendo. No entanto, ao ser contratado pela Nasa, os planos de impulsionar a Nokia e chegar até a lua podem estar cada vez mais próximos.

A empresa de telecomunicação Nokia se tornou a sortuda a ajudar neste marco histórico.

O valor de todo o contrato de pesquisas para essa missão soma-se a um valor aproximado de U$ 370 milhões. A maior parte desse valor, foi direcionado a empresas de grandes portes como:

  • SpaceX
  • United Launch Alliance

Qual a finalidade de construir a primeira rede de celular na lua?

Essa rede tem o objetivo de proporcionar aos astronautas a capacidade de se comunicarem por voz e vídeo e trocar dados biométricos e telemétricos para que seja feito a comunicação entre os sistemas.

Além disso, a rede será capaz de suportar as condições mais extremas de lançamento, pouso e operações no espaço.

De acordo com declarações dada pela Nokia, a rede irá utilizar 4G/LTE, ao invés da rede mais recente de tecnologia conhecida como 5G.

Motivo? A Nokia possui maior conhecimento sobre a rede 4G, além de ser comprovado a sua confiabilidade.  A evolução da tecnologia de celulares até a 5G é um marco na história, porém, ainda pouco utilizada.

A rede de comunicação Nokia irá oferecer para esse projeto da Nasa os melhores e mais essenciais recursos de comunicação para as tarefas dos astronautas, como:

  • Controle remoto de rovers lunares
  • Navegação em tempo real
  • Streaming de vídeo de alta definição

Sobre a Nokia

A empresa Nokia Corporation é conhecida por ser uma grande multinacional finlandesas de telecomunicações fundada em 1865. As maiores e principais sedes da empresa Nokia estão localizadas em:

  • Keilaniemi
  • Espoo
  • Helsínquia

Em seus mais de 150 anos de distribuição, a Nokia ajudou a desenvolver as redes Standard de GSM e LTE.

Deixe seu comentário