O Outubro Rosa e as Ativações de Marketing Social

Outubro Rosa

Você já se deparou com alguma situação em que uma marca mudou a cor de sua identidade visual ou uma empresa trocou a iluminação de sua fachada para a cor rosa?
Estamos falando do Outubro Rosa, mês em que diversas instituições, governos e ONGS realizam ações para conscientizar o público, principalmente feminino, sobre os cuidados com o câncer de mama.

A campanha que começou nos Estados Unidos, na década de 90 , tem este nome devido à cor do laço (que é símbolo do movimento) e tomou proporções mundiais.
Por se tratar do segundo tipo de tumor mais frequente no planeta, homens e mulheres de todos os continentes se juntam para lutar pelo combate ao câncer.

O Obelisco do Ibirapuera fica rosa, a Torre Eiffel fica rosa, o Cristo Redentor fica rosa e até Brasília troca de cor.

Mas o que isso tem a ver com o marketing digital?

Se você ainda dúvida da força da comunicação online está na hora de mudar este pensamento.

As ativações digitais, sejam elas espontâneas ou planejadas por marcas, têm impactado milhões de pessoas através de diferentes ferramentas. As redes sociais, por exemplo, também são invadidas pela cor rosa.

Podemos ver fotos no Instagram, especialmente dos locais que fazem intervenções visuais ou celebridades e empresas que querem ajudar com mensagens de apoio à causa, marcas que trocam suas fotos de perfil e capas de suas páginas no Facebook, fora as publicações e/ou discussões no Twitter.

Uma pesquisas realizada pelo Scup (ferramenta que faz monitoramento, gestão e análise de mídias sociais) revelou o impacto nas redes sociais em relação à campanha Outubro Rosa foi bastante positivo.

Com mais de 53 mil mensagens coletadas, pessoas, marcas e entidades deixaram seus registros, criaram suas próprias campanhas e mostraram solidariedade à causa.
De acordo com a ferramenta, o Twitter foi o principal palco de discussões, com 56% das mensagens.

Entre as empresas, a prática mais comum foi a divulgação de campanhas próprias. As postagens de maior sucesso estavam relacionadas diretamente à conscientização, histórias de pessoas que venceram o câncer e celebridades.

Quando uma empresa realiza uma ação voltada para cidadania – ou para outros temas – ela é divulgada em diferentes meios e canais. O e-mail marketing, por exemplo, é uma estratégia muito utilizada por diferentes empresas para promoção de campanhas sociais, tanto para seu publico interno quanto externo.

Outra ferramenta muito utilizada por ONGs e empresas, principalmente pelo seu poder de impacto emocional, é a produção de vídeos ou utilização de conteúdos que viralizaram na internet.

Por exemplo: como esquecer o caso do bebe do Itaú rasgando o papel e gargalhando? Através da campanha, ao mesmo tempo em que o banco oferecia aos seus consumidores a opção de passar a receber o extrato eletrônico ao invés do impresso, ele também promovia a conscientização do uso dos recursos naturais, neste caso o papel.

E você? Já aderiu ao Outubro Rosa ou outras campanhas sociais através da internet?

Deixe seu comentário