O que é Vintage?

o-que-e-vintage
Você lembra dos estilos de vida e roupas que as pessoas usavam nas décadas de 50, 60, 70 e 80? Se não lembra, é só você tentar pensar nestes filmes: Bonnie & Clyd (1967), A Noite dos Mortos Vivos (1968), A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), O Exorcista (1973), King Kong (1976), Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida (1981), O Exterminador do Futuro (1984), De Volta para o Futuro (1985). Esses são alguns títulos que fizeram sucesso nos cinemas do mundo inteiro nessas épocas, e as respectivas modas nesses anos são consideradas do estilo Vintage hoje em dia.
A palavra Vintage vem do inglês, e pode significar qualquer coisa antiga que tenha menos de 100 anos e mais de 20 anos de existência, é por isso que você pode ver tanto essa palavra em sites e notícias sobre moda, pois roupas (vestidos principalmente), sapatos, mobílias, decorações e estilos de vida que lembrem o século passado se encaixam.

Vintage ou Retrô?

Outro estilo de vestuário e moda para casa é o Retrô, que tem quase o mesmo conceito que o Vintage. Basicamente, no Retrô as peças também são inspiradas nos estilos do século passado, porém mais especificamente dos anos 80 e 90, mas, como diferenciar o Retrô do Vintage?

Newsletter

Receba novidades do TC em seu e-mail:
Leia mais
O principal diferencial desses dois estilos amantes dos estilos retrógrados é que o Retrô apenas se baseia na moda dos anos passados, ao contrário do Vintage, que copia tais estilos exatamente como eles eram. No Retrô as peças são muitas vezes bem diferentes de suas inspirações, tendo meras semelhanças com as mesmas para que não passem a impressão de velhas que o Vintage passa.

É Vintage, mas não é velho!

Se enganam os espertinhos que acham que Vintage são apenas peças velhas, usadas e estragadas. Qualquer objeto que copie o estilo já pode ser considerado Vintage também, por exemplo, as calças “boca de sino” muito usadas nos anos 70 podem ser recriadas com cores e estilos que estão na moda hoje, mas, obviamente, conservando a essência da mesma com as “pernas em forma de sino”.
Outro estilo que podemos encontrar também, são roupas recriadas exatamente como eram no século passado, porém, passam por alguns processos de desgaste, para parecerem que foram realmente feitas na sua época, até mesmo camisetas de rock dos anos 80 se enquadram nesse perfil.
Para quem procura roupas nesse estilo, brechós são os melhores lugares para você encontrá-las, pois algumas pessoas acabam não dando mais valor a roupas que usavam em tais épocas, achando que essas não ficam mais bonitas em seus corpos, porém, sempre existe alguém que acabe gostando desse estilo e procure roupas Vintage para o seu guarda roupa.

Deixe seu comentário