Onde baixar e-books gratuitos?

Onde baixar e-books gratuitos?

É possível baixar milhares de livros de graça para os leitores digitais

A conveniência de ter uma quantidade enorme de livros em um único dispositivo, além de recursos extras como definições de dicionário e grifos que podem ser feitos e desfeitos com apenas um toque, têm feito com que cada vez mais leitores brasileiros sejam conquistados pelos e-books.

Quer o usuário esteja utilizando um dos populares leitores Kindle ou outros e-readers de marcas tradicionais como o Lev e o Kobo, um dos seus principais objetivos sempre será ter uma biblioteca pessoal maior e existem diversos sites incríveis para baixar e-books no Brasil.

A maioria desses recursos oferece apenas livros que não estão mais protegidos por direitos autorais, o que impede que o leitor baixe obras recentes como a trilogia “Os Magos” do autor Lev Grossman ou os melhores livros de Neil Gaiman, mas isso ainda deixa milhares de clássicos disponíveis nas plataformas abaixo.

Projeto Gutenberg

Fundado no longínquo ano de 1971 por Michael Hart, o Projeto Gutenberg atualmente é um dos parceiros do respeitado Internet Archive e conta com um dos maiores acervos digitais de todos os tempos.

Administrado de forma cuidadosa e criterioso por voluntários, o acervo do Gutenberg é provavelmente a biblioteca digital mais antiga e abriga mais de 60 mil e-books em diversas formas, que vão de simples arquivos de texto até formatos mais modernos como Mobi, ePUB e PDF.

O site é um dos recursos mais completos para e-books gratuitos e conta com uma seleção de clássicos impressionante que conta com obras de autores clássicos famosos como Franz Kafka, Jane Austen e Mary Shelley.

Outro autor clássico que pode ser encontrado através do Projeto Gutenberg é o russo Fyodor Dostoevsky. Sendo possível ler desde livros conhecidos como “Os Irmãos Karamázov” até obras menos conhecidas como “O Jogador”, romance curto que reflete a própria história do autor com os jogos de cassino, com destaque para as famosas e tradicionais roletas.

Para completar, o Projeto Gutenberg também conta com uma seleção cada vez maior de audiolivros, que podem ser uma ótima alternativa para os entusiastas que procuram algo diferente.

Open Library

Outro recurso gratuito excelente em relação a livros que estão no domínio público é a Open Library. O catálogo é menor que o do Project Gutenberg, mas o grande diferencial da plataforma é o fato de que existem listas muito úteis para descobrir novos livros interessantes.

As listas são criadas pelos próprios usuários e ficam visíveis para os visitantes do site, de modo que qualquer um pode pesquisar por temas como dramas históricos, clássicos de ficção científica e melhores aventuras pulp e encontrar inúmeras obras que de outra forma talvez nunca fossem conhecidas.

Outro diferencial interessante da Open Library é que ela permite que os usuários leiam os livros no próprio navegador do desktop ou celular ou baixe-os para ler no próprio e-reader ou dispositivo de leitura que preferir.

Onde baixar e-books gratuitos 2

Praticidade dos leitores digitais permite ler os livros gratuitos baixados em qualquer lugar e a qualquer hora

Livraria da Amazon e de outras companhias

Além de plataformas voltadas apenas para clássicos no domínio público, também é possível encontrar diversas obras de forma totalmente gratuita nas principais lojas de e-readers e e-books atuais, como Google Play ou Apple Store.

Ainda assim, poucas lojas digitais contam com um acervo tão completo quanto o da Amazon/Kindle e a gigante do varejo possui uma coleção enorme que rivaliza até mesmo com as plataformas mencionadas acima.

A loja da Amazon possibilita encontrar diversos autores internacionais de renome, como Júlio Verne, Bram Stoker e Herman Melville, além de autores nacionais como José de Alencar, Eça de Queiroz, Casimiro de Abreu e outros dos grandes nomes da literatura brasileira.

Também é possível encontrar diversos livros gratuitos de autores independentes e a empresa costuma realizar ofertas frequentes que deixam os e-books em preços que se aproximam dos centavos ou ficam até mesmo gratuitos por tempo limitado.

Vale mencionar que as coleções da Amazon estão muito bem organizadas e a navegação é tão simples e intuitiva quanto todo o resto do site e ainda que não sejam gratuitos e, para completar, é preciso dizer que é possível receber amostras de quase todas as obras disponíveis na plataforma.

Essa última funcionalidade representa uma enorme vantagem pelo fato que ajuda o leitor a conhecer um pouco mais sobre o livro antes de comprar ou esperar um desconto. Por exemplo, é possível conhecer mais sobre novos sucessos como “Território Lovecraft” do autor Matt Ruff, “Duna” de Frank Herbert e “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley.

Muitos outros sites de qualidade podem ser mencionados

Além dos sites acima, existem muitos outros locais na internet onde é possível baixar e-books de forma gratuita. Alguns dos principais exemplos que ainda não foram mencionados são o Portal Domínio Público, a Biblioteca Brasiliana, o Acervo de obras raras da USP e a Universia Livros e todos contam acervos repletos de obras interessantes.

Deixe seu comentário