Compartilhe com um Amigo:

Você por acaso sabe o que é a ordem de serviço? Trata-se de um documento presente nas mais diversas áreas do mercado de trabalho, inclusive nas oficinas mecânicas.

Ele ajuda os estabelecimentos a lidarem com as mais diversas tarefas diárias, otimizando o desempenho de toda a equipe.

Além disso, uma ordem de serviço permite o desenvolvimento de uma gestão mais eficiente e segura na oficina, promovendo uma maior organização nos diversos setores de serviço.

Mas afinal, o que é este documento? Pode ficar tranquilo pois neste artigo explicaremos todo o necessário sobre ele. Entenda:

O que é a ordem de serviço?

Como citado anteriormente, trata-se de um documento extremamente importante. Nele formaliza-se o trabalho que será prestado a um cliente específico.

Dessa forma, quando um cliente possui uma demanda ou necessidade, o negócio é fechado entre o administrador ou um funcionário e a pessoa atendida.

Em seguida, emite-se uma ordem de serviço para que exista uma comunicação interna indispensável sobre um trabalho que precisa ser efetuado.

Através das indicações contidas em uma OS, designam-se informações necessárias tanto sobre o que será feito quanto a data e o local em que o contato fora realizado e ainda os dados acerca do cliente, a fim de identificá-lo.

Assim, quando um cliente precisa consertar as pastilhas de freio, por exemplo, é gerada uma ordem de serviço específica para ele.

Nela, constarão os dados do cliente, a parte do veículo que precisa ser alterada e o prazo limite para a realização do serviço.

clicksound acessorios automotivos

E qual a importância da ordem de serviço para as oficinas mecânicas

Como pudemos observar, a ordem de serviço serve principalmente para orientar a maneira como o serviço deve ser prestado.

Assim, ele se demonstra um importante suporte de dados sobre o cliente e os serviços e pode atuar até mesmo como uma ferramenta de lembretes. .

Além disso, para o prestador do serviço, ou seja, o mecânico encarregado do trabalho, ele serve como uma espécie de autorização para o início da tarefa.

Por fim é importante saber que a ordem de serviço indica ao gestor da oficina o material e a mão de obra que serão gastos.

Isso serve como base para controle de estoque, além de auxiliar bastante na otimização da gestão financeira.

Como é elaborada a ordem de serviço?

O modo como a ordem de serviço será elaborada depende bastante da atividade que será exercida e das tarefas que serão produzidas pela oficina mecânica.

Contudo, geralmente, além de trazer a data de processamento e as outras informações, é preciso que o documento tenha um número de identificação.

Ele serve  para que se consiga discernir os diferentes processos, mantendo-se uma organização confiável entre cada um dos afazeres demandados na oficina.

Entre os dados que podem vir registrados, estão:

  1. a descrição do serviço a ser realizado:
  2. o valor a ser cobrado, a forma de pagamento ajustada;
  3. a indicação dos produtos ou das tarefas que estão envolvidas nessa intervenção;

É possível ainda, e na verdade até mesmo preferível, montar um material personalizado, de acordo com o tipo de trabalho e de serviços oferecidos pela oficina.

Agora você já sabe qual é a importância em elaborar as ordens de serviço e como elas podem otimizar a prestação de serviços em sua oficina mecânica.

Gostou do artigo? Conheça o site da Clicksound, onde poderá encontrar boas ofertas de acessórios automotivos.

 

 

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu