in

Os 4 Logotipos mais Tradicionais do Mundo

Muitas vezes o logotipo, ou simplesmente logo, é o elemento de branding mais reconhecido de uma empresa, razão pela qual algumas das mais antigas companhias do mundo hoje têm adotado mais ou menos o mesmo design de seu logo por décadas e em alguns casos por mais de um século.

Pesquisamos alguns logotipos bem antigos que ainda estão em uso hoje. Para fazer parte da lista, o logo não poderia ter sofrido significativas mudanças ao longo anos da empresa.

No topo da lista está o logo da uma marca de cerveja belga que tem sido usado por mais de 600 anos, ou seja, desde 1366, confira a lista:

Stella Artois

A origem da Stella Artois pode ser traçada quando a cervejaria Den Hoorn foi estabelecida na cidade de Lovain. O cervejeiro local Sebastian Artois comprou a empresa em 1708 e a renomeou.

A palavra Stella significa estrela em latin. Ela só foi introduzida quando a companhia entregou sua primeira cerveja sazonal, a Christmas Star em 1926. Contudo, a despeito dos anos que se passaram, o logo com o chifre original não foi trocado.

Coca-Cola

De acordo com o site famous logo, o logotipo da Coca-Cola é um dos mais reconhecidos. Teve sua primeira versão desenhada em 1885, por Frank Mason Robinson, sócio e contador da empresa.

Ele pensou que os dois “Cs” seriam ótimos para publicidade, então buscou um tipo de letra manuscrita cursiva visualmente atraente e distintiva.

O esquema de cores vermelho e branco no logotipo da Coca-Cola é suficientemente simples, alegre e distintivo para atrair o público jovem.

Enquanto a cor vermelha simboliza a paixão, determinação, juventude e vitalidade; a cor branca representa o charme e a elegância da marca Coca-Cola.

Volkswagen

Já o logo da Volkswagen foi originalmente projetado em 1938, mas sofreu modificações significativas em 1996 e 2000. A origem do emblema é, porém, contestada.

O logotipo da Volkswagen é composto por iniciais da empresa – um “V” colocado sobre um “W” – e ambas as letras interagem com o outro.

Estas letras são rodeadas por um círculo com o mesmo peso da linha, que mantém a área ideal de “arejamento” nos espaços negativos, de modo a manter a legibilidade, clareza e eficácia.

Ferrari

O logotipo da Ferrari é composto de uma ilustração do “Cavalo Saltitante” em um fundo amarelo.

O logotipo icônico Ferrari é sinônimo de velocidade e de carros esportivos. Sua história remonta a 1940, quando Enzo Ferrari assumiu o emblema do cavalo empinado do piloto Francesco Baracca da Força Aérea Italiana.

O cavalo tornou-se um componente fundamental do logotipo da Ferrari. O logo apresenta as cores da bandeira italiana – verde, branco e vermelho – e amarelo e preto. Todas estas representam prestígio, força, dominação e charme da marca Ferrari.

O logotipo é uma ferramenta poderosa e um dos ativos mais valiosos de uma empresa, que pode utilizá-lo para ampliar a sua base de clientes ou maximizar o seu reconhecimento, se você está começando agora no mundo do Marketing Digital é importante dar uma atenção especial a este item que pode ser visto como um termômetro do seu nível de profissionalismo, como diz o velho refrão popular: “A primeira imagem é a que fica”.

Deixe o seu comentário:

SlideShare: Cinco alternativas rápidas e fáceis para publicar seus artigos

O Outubro Rosa e as Ativações de Marketing Social