em

Por que a Coca cola afunda e a zero não?

Por que a Coca cola afunda e a zero não?
Por que a Coca normal afunda e a Coca zero não?

Você certamente lembra das aulas de ciências e química do colegial onde o professor ao menos relatava algumas experiências muito legais para aprender um pouco mais sobre como muitas coisas funcionam, não é mesmo?

Uma dessas experiências certamente já teve algo a ver com a densidade de materiais, sendo o maior dos exemplos a água, recurso abundante do nosso mundo e que serve de base para testar a densidade de qualquer material.

É muito provável que você nunca tenha visto nada sobre o fato de que, se colocadas dentro de um recipiente com pelo menos cinco litros de água, uma lata de coca cola normal afundaria e uma lata de coca cola zero não.

Mesmo que você já tenha visto, você sabe o motivo desse fenômeno? Como podem dois corpos de formato, peso e quantidade de líquido iguais terem reações tão diferentes quando em contato com a água?

A coca cola não deixa de ser um liquido muito parecido com a água se não fossem todas as suas propriedades como o açúcar, corantes, aromatizantes e outros, por isso não precisa muito para uma mudança drástica de densidade como acontece nesse experimento.

Por conter açucares que tornam a sua solução mais densa que a água, a coca cola tradicional afunda, exatamente o contrário do que acontece com a coca cola zero, que tem apenas adoçantes, sódio e não têm glicídios e algumas outras propriedades, dessa forma é menos densa do que a água e flutua.

A densidade de algo é representa a relação entre a massa de uma substância e a quantidade de espaço que ele ocupa, ou seja, o seu volume.

A unidade de medida da densidade é grama por mililitro g/mL, assim, a água pura apresenta uma densidade de 1 g/mL e a maioria dos outros líquidos apresentam densidades parecidas, entre 0,8 e 1,3.

Tanto as latas de coca zero quanto as de coca comum contém 355 mililitros de líquido e ambas consistem principalmente de água. A principal diferença reside no adoçante.

A coca contém cerca de 325 ml de água, com uma densidade de 1,0 g / mL, e 39 g de açúcar. O conteúdo da lata, portanto, pesa 325 g + 39 g = 364 g.

No entanto, a lata de coca zero contém apenas 0,3 g de aspartame (fluido que substitui o açúcar), ou seja, é composta quase inteiramente de água e pesa cerca de 355 g.

A diferença de peso faz com que a lata de coca zero tenha dinâmica suficiente para flutuar e em termos de densidade, a densidade da coca zero é cerca de 1,00 g / ml, a mesma que a água. A coca normal, no entanto, apresenta uma densidade de 1,03 g / mL.

Publicado por Ivanilton Quinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda os impactos da pesquisa de imagem nos negócios

Superação e exemplo de vida – A historia de skatista sem pernas