Compartilhe com um Amigo:

vídeo institucional

Em um vídeo institucional, sua empresa poderá apresentar toda sua trajetória de sucesso e ainda, fortalecer seus laços com o seu público, apresentando sua visão, valores e missão.

Claro que um vídeo institucional não se limita à apresentação de sua empresa, você pode, utilizá-lo para apresentar um determinado produto ou serviço.

Como podem ver, trabalhar com vídeo traz inúmeras vantagens para as empresas que adotam esse tipo de veículo de comunicação em seus planejamentos de marketing.

Produções em vídeo podem influenciar opiniões, conquistar um público seleto ou não, e, dependendo de como é trabalhado, pode até mesmo humanizar a sua marca.

Neste artigo falaremos um pouco mais sobre a importância de um vídeo institucional para seu negócio, incluindo suas vantagens e como deixa-lo ainda mais atrativo para seus futuros clientes.

Vídeo institucional: o que é?

Com tantos tipos de vídeos que vemos por aí, melhor começar explicando seu conceito. Vídeo institucional nada mais é que uma produção audiovisual que tem como finalidade divulgar sua marca, aumentando, consequentemente a visibilidade da empresa no mundo online apresentando os pontos que a diferenciam das demais.

No vídeo institucional, o foco é apresentar a missão de seu negócio, seus valores e sua visão, como já mencionado acima, em outras palavras, apresentar a reputação de seu negócio e cultura organizacional.

Por isso, podemos afirmar que, o vídeo institucional é mais voltado, como o próprio nome já diz, para a instituição. Para apresentação, onde podem ser apresentados depoimentos e toda e qualquer informação que fortaleça a aparência de sua empresa.

Devido a sua peculiaridade, o vídeo institucional deve ser claro, atrativo, priorizando a identidade e a personalidade da empresa, para que atinja os resultados, dentro ou fora da empresa.

O que um vídeo institucional precisa ter para se tornar o sucesso de uma empresa?

Além das informações acima, os vídeos para empresas precisam apresentar uma mensagem de impacto que reúna os interessados no segmento da empresa. Quando a empresa consegue reunir todos esses pontos necessários, o vídeo se torna uma ferramenta poderosa de divulgação.

Segundo uma pesquisa realizada pela The State of Vídeo Marketing in 2019, foi apurado que cerca de 81% das empresas estão utilizando os vídeos como ferramentas de divulgação.

Com essa estimativa, sua empresa não pode ficar fora do universo online e nada mais indicado que, apresentemos agora, 10 dicas importantes para realizar um bom vídeo institucional.

Estabeleça e planeje seus objetivos

Para um vídeo institucional de sucesso, é preciso criar um planejamento. Ele deve ser encarado dentro das características de uma estratégia de marketing. Falaremos um pouco mais sobre como fazer esse planejamento.

Como lemos até aqui, um vídeo institucional é utilizado para destacar diversos fatores de uma empresa, por isso nada mais adequado que criar focos para apresentar determinados pontos específicos de seu negócio.

Por exemplo, digamos que sua empresa está começando a crescer para outro mercado, você precisará apresentar a empresa e também falar de uma forma atrativa sobre os diferenciais para criar autoridade.

Agora, se a sua empresa já for conhecida no mercado, nada mais indicado que partir para outro campo de exploração, como por exemplo, a relação com clientes, apresentar conteúdos cativantes, entre outros.

Foque em seu público-alvo

Focar no direcionamento de seu vídeo institucional é meio caminho para atingir seus objetivos. Defina para quem estará apresentando sua empresa e mantenha o tom condizente.

Você pode direcionar seu vídeo para seus clientes, como também, para empresas. Observe:

Para clientes, você tem que passar os valores da empresa. Colaboradores, sensação de engajamento, pertencimento, integração; Investidores: valor da empresa; Parceiros: reputação do negócio na empresa; Sociedade: projetos sociais, iniciativas culturais, entre outros.

Em um vídeo institucional é praticamente impossível atingir a todos esses públicos específicos, por isso a necessidade do direcionamento. Por isso, a necessidade de investir em mais de um vídeo.

Por que fazer um vídeo institucional? Vale a pena?

Trabalhe com um roteiro e storyboard

Por trás de todo vídeo de sucesso, tem um ótimo roteiro. É no roteiro que a produção começa a trabalhar em seu vídeo institucional. No roteiro, além de toda descrição de cenas e narração, é onde é feita a decupagem e todos os efeitos sonoros.

O storyboard nada mais é que o roteiro transformado em símbolos detalhados que ajudam na produção do vídeo em si, dando uma melhor ideia visual do produto final de seu vídeo institucional.

Seja claro na mensagem de seu vídeo

Muito cuidado com a clareza de informação de seu vídeo institucional. Jogar uma série de informações sem qualquer organização pode trazer resultados negativos para sua produção.

Por isso, opte por uma linguagem mais simples e clara para que o público possa compreender o vídeo que está assistindo, algo fundamental para atrair novas possibilidades de negócio.

Encante com uma estória

É importante atrair à atenção de seu cliente para seu vídeo. Por isso, conte uma estória que seja cativante envolvendo sua empresa. Não estou falando de uma estória de ficção, mas uma empresarial que possa chamar atenção de seus clientes.

No universo do audiovisual, existem muitas outras formas de chamar atenção e enriquecer ainda mais esse tipo de material. Além das palavras, você pode usar o tom de voz, sons, efeitos, entre outros.

Atente-se à escolha de efeitos e trilha sonora

Você já notou que alguns filmes de terror ou drama, em determinada cena, contam com algum som que, inconscientemente já deixam nosso cérebro em alerta?

Isso é devido aos efeitos de uma trilha sonora bem escolhida e inserida no momento certo. Por isso, para que seu vídeo institucional alcance os efeitos desejados, escolha sua trilha com muito cuidado.

Atente-se ao tempo de duração

Outro fator importante para desenvolver um vídeo para empresas de sucesso é o tempo. Já foi constatado que as pessoas que costumam assistir vídeos, preferem os mais curtos.

Portanto, observe o tempo de seu vídeo. Um minuto é o tempo perfeito para atrair novos clientes, no entanto, dependendo de seu negócio, nem sempre é possível apresentar tudo que em apenas sessenta segundos.

Por isso a necessidade de organizar e desenvolver um roteiro para que toda a duração fique sobe controle para não correr riscos de ultrapassar o tempo sugerido. Claro que, tudo isso depende do direcionamento de seu vídeo.

Outro detalhe importante é a necessidade de um call to action, ou seja, convidar o possível cliente a realizar qualquer ação. Seja preencher um formulário, baixar um ebook ou mesmo acessar o seu site.

Estas foram algumas dicas essenciais para ter sucesso com o seu vídeo institucional, se gostou compartilhe.

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu