Compartilhe com um Amigo:

material mais duro do mundo

Se você acha que ferramentas só podem ser feitas de ferro, metal ou aço está muito enganado, elas podem ser feitas por vários outros incluindo o material mais duro do mundo, o diamante. Não, não estou confundindo valor com dureza, o diamante realmente é o material mais duro do planeta terra e também uma das joias mais raras e caras nele encontrada.

O diamante suporta uma pressão de até 97 megapascals, o que equivale a cerca de nove mil vezes a pressão atmosférica da terra, onde o único material que pode riscá-lo é outro diamante, por este motivo muitas ferramentas de corte são feitas com diamante, ele pode riscar qualquer outro material. O nível de dureza dos materiais pode ser obtido de acordo com a Escala de Mohs, que quantifica a resistência que um determinado mineral oferece a riscos, ou seja, à retirada de partículas de sua superfície.

A escala da dureza

A Escala de Mohs foi criada em 1812 pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs, com 10 minerais de diferentes durezas que podem ser encontradas na crosta terrestre. Para obter o nível de dureza é necessário avaliar os efeitos que cada material exerce sobre outra superfície, por exemplo, o diamante risca facilmente o vidro, portanto é mais duro do que ele.

A Escala de Mohs pode ser representada da seguinte maneira:

Dureza Mineral Fórmula química
1 Esteatita (facilmente arranhada com a unha) Mg3Si4O10(OH)2
2 Gesso (requer um pouco mais de força) CaSO4·2H2O
3 Calcita (facilmente arranhada com uma moeda de cobre) CaCO3
4 Fluorita (pode ser arranhada com uma faca de cozinha) CaF2
5 Apatita (oferece maior resistência a uma faca de cozinha) Ca5(PO4)3(OH-,Cl-,F-)
6 Feldspato (pode ser arranhado com aço) KAlSi3O8
7 Quartzo (pode arranhar vidro) SiO2
8 Topázio (capaz de arranhar o quartzo) Al2SiO4(OH-,F-)2
9 Corindon (capaz de arranhar o topázio) Al2O3
10 Diamante (só pode ser arranhado por outro diamante) CFerramentas de corte feitas com diamante

 

Ferramentas de corte diamante

A concorrência é melhor! Ou não…

Existem ainda outros minerais que supostamente são mais duros do que o diamante, porém isso ainda não foi comprovado cientificamente, estes são:

A wurtzita de nitrato de boro, que colocada sobre pressão ficaria muito mais resistente que o diamante, porém, fora de pressão não teria o mesmo efeito. Pode ser encontrada ao redor de vulcões que sofreram fortes erupções (o que é raríssimo).

A lonsdaleíta, que se não fossem por suas impurezas seria 58% mais dura do que diamante segundo testes em laboratório, porém, cientistas já estão tentando desenvolver uma recriação da lonsdaleíta, podendo obter um material ultrarresistente. Pode ser encontrada em crateras criadas por meteoros, nem preciso falar que é extremamente raro, não?

Duro ou inquebrável?

Só por ser duro não quer dizer que o diamante seja inquebrável, muito pelo contrário, o diamante chega a ser até relativamente frágil, pois o arranjo molecular de seus átomos de carbono pode fazer com que o diamante seja quebrado sem muito esforço se levar pancadas em determinados planos, o que não o torna pior do que qualquer outro material, já que sua abrasão é extremamente poderosa, desgastando metais e cerâmicas e sofrendo pouquíssimos danos.

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu