Compartilhe com um Amigo:

Regra dos Três Cliques

Na minha concepção, o profissional web que se diz como tal, capacitado ou buscando capacitação, deve entre todos os aspectos no desenvolvimento de um projeto web, priorizar as ‘melhores práticas’ e aplica-las de fato durante o desenvolvimento, desta forma o resultado final com certeza será uma solução e não mais um emaranhado de links e conteúdo ‘sem pé nem cabeça’ jogado de qualquer forma na internet.

Nota: Já vi sites de grandes empresas que nos remete à uma navegação confusa descartando usuários menos pacientes que desistem da busca pela informação naquele determinado site.

Trago neste artigo a Regra dos Três Cliques (Three Click Rule), que na minha opinião acho muito interessante levar em consideração no projeto da estrutura de navegação de um site, a qual sugeri que o usuário não precisa nem quer dar mais do que três cliques para se chegar em qualquer conteúdo do site, ou seja, essa regra a para que tenhamos em mente que o usuário deve ser capaz de encontrar qualquer informação do site com no máximo, três cliques.

Veja também

De fato o usuário pode ficar desanimado e em muitos casos ele sairá do site se for preciso dar mais do que três cliques para alcançar a informação desejada.

Mesmo não existindo uma pesquisa que evidencie essa situação, eu acredito que a aplicação da regra dos três cliques no desenvolvimento do projeto é além de qualquer coisa, parte de um bom sistema de navegação.

Vejo que obviamente o número de cliques não é tão importante quanto o sucesso destes cliques, pois não basta ter uma navegação facilitada e intuitiva se no final não satisfaz a ansiedade do usuário pela informação que ele busca.

Eu sugiro a utilização desta regrinha simples visando asmelhores práticas em design web’.

Desejo à todos, boas práticas no design web.

Veja Também

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu