SlideShare: Cinco alternativas rápidas e fáceis para publicar seus artigos

O SlideShare é o serviço mais conhecido da web para fazer upload e compartilhar documentos e apresentações na Internet. Originalmente o site era destinado apenas a funcionários corporativos que precisavam compartilhar slides uns com os outros, depois que o serviço foi aberto ao grande público virou sucesso e uma verdadeira referência no compartilhamento de arquivos pela Intranet.

Breve histórico do serviço

O SlideShare foi lançado em 4 de outubro de 2006, adquirido pelo LinkedIn em 4 de maio de 2012 e em 24 de setembro de 2020 foi comprado pelo Sbribd.

Infelizmente o crescimento fez muitas das funcionalidades da plataforma se tornarem premium, tanto que hoje um dos assuntos mais procurados é justamente como baixar apresentações do SlideShare, para facilitar sua vida e ampliar suas opções, reunimos as cinco melhores alternativas ao SlideShare para publicar e compartilhar artigos e apresentações na Internet, confira:

1. Scribd

Dados da plataforma:

  • Alexa Rank do scribd.com : 307 (global)
  • Google PageRank: 8/10
  • Autoridade do domínio: 76
  • Autoridade da página: 75
  • Tipos de arquivos suportados: pdf, txt, doc, ppt, xls, docx

Sobre o Scribd

Scribd é um site de compartilhamento de documentos que permite aos usuários publicar arquivos de vários formatos e incorporá-los em uma página da web usando seu formato iPaper. o serviço foi fundado em 2006.

O serviço de assinatura de e-books da Scribd está disponível em smartphones e tablets Android e iOS, bem como Kindle Fire, Nook e computadores pessoais. Os assinantes podem acessar livros ilimitados de mais de 1.000 editoras por 4 meses.

O Scribd tem atualmente cerca de 80 milhões de usuários e é conhecido como “Netflix dos livros”.

Veredito

Como uma das plataformas maiores e mais fáceis de usar no compartilhamento de documentos, o Scribd é uma boa alternativa também para promoção. Os links dentro de seus documentos funcionam e a incorporação é fácil, com códigos de incorporação projetados para se tornar responsivo.

Embora o processo de adição de tags e categorização dos documentos seja meio estranho, a “pontuação de descoberta” é comparável ao SlideShare e ajuda na otimização do seu documento.

2. ISSUU

Dados da plataforma:

  • Alexa Rank do issuu.com : 828 (Global)
  • Google PageRank: 9/10
  • Autoridade do domínio: 83
  • Autoridade da página: 60
  • Tipos de arquivos suportados: PDF, Word (DOC), Powerpoint (PPT), Open Office (ODS, ODP), WordPerfect (WPD), Rich Text Format (RTF), Star Office (SXI, SXW).

Sobre o ISSUU

Issuu é um serviço online que permite a visualização de materiais digitalizados, como livros, documentos, edições de revistas, jornais e outras mídias impressas de forma realista e personalizável. O serviço que Issuu oferece na área de publicação pode ser comparado ao que o Flickr faz para compartilhar fotos, e o que o YouTube faz para compartilhar vídeos.

O material carregado no site é visualizado por meio de um navegador da web e é feito para se parecer o mais possível com uma publicação impressa, em um formato que permite a visualização de duas páginas por vez (como um livro ou revista abertos), tem até um virador de página animado!

A empresa foi fundada em 2006, e o serviço começou em dezembro de 2007. O Issuu foi eleito um dos 50 melhores sites de 2009 pela revista Time, em dezembro de 2008, eles lançaram o Smart Look, que permite que outros sites convertam seus documentos hospedados em edições digitais. . Dessa forma, os leitores não precisam baixar o documento para lê-lo.

De gigantes da indústria editorial a graduados em escolas de arte em busca de um primeiro emprego, o issuu oferece a qualquer pessoa com conteúdo digital a capacidade de enviar e distribuir suas publicações em todo o mundo em apenas alguns minutos e quantas vezes quiserem.

Mais de 20.000 publicações são carregadas e compartilhadas todos os dias.

Veredito

Com modelos gratuitos e pagos, o ISSUU é um dos maiores sites da web para postagem de documentos, com 30 milhões de documentos carregados e mais de 100 milhões de usuários ativos mensais, apresentações e outras publicações. As assinaturas pagas permitem o compartilhamento em tela inteira, personalização adicional, estatísticas, detecção automática de links e muito mais, mas o modelo gratuito é ótimo se você deseja apenas fazer upload de um documento e compartilhá-lo.

3. Calameo

Dados da plataforma:

  • Alexa Rank do calameo.com : 4.592 (global)
  • Google PageRank: 7/10
  • Autoridade do domínio: 62
  • Autoridade da página: 53
  • Tipos de arquivos suportados: PDF, doc, docx, ppt, pptx, xls, Open Office e muito mais.

Sobre o Calameo

Calaméo é uma plataforma de publicação digital multilíngue com uma comunidade de cinco milhões de usuários em todo o mundo. O Calaméo oferece aos usuários um meio dinâmico e inovador para publicar e compartilhar instantaneamente revistas, relatórios, boletins informativos, apresentações, catálogos e e-books interativos e multimídia em qualquer dispositivo.

Com mais de 10 milhões de publicações, 5 milhões de usuários e 5 bilhões de visualizações de página, o Calameo é uma das plataformas de compartilhamento de documentos mais populares da web. Calameo é uma das plataformas mais ricas em recursos, permitindo a adição de músicas, vídeos, links e índices,

Veredito

Embora não seja muito popular nos Brasil (a maioria do tráfego vem da França, México, Espanha, Colômbia e Venezuela), gosto do formato da revista, da capacidade de adicionar links ao seu documento e da facilidade de incorporação, pesquisando dentro da plataforma você vai encontrar muita coisa rara e interessente!

Não há marcação ou categorização na plataforma para usuários básicos e anúncios colocados nos documentos das contas gratuitas, mas a plataforma é bem projetada e é uma alternativa válida para compartilhar seus documentos.

Existem opções premium disponíveis se você precisar de mais armazenamento, quiser publicar algo maior que 500 páginas, etc..

4. AutorSTREAM

Dados da plataforma:

  • Alexa Rank do authorstream.com : 13.038 (global)
  • Google PageRank: 6/10
  • Autoridade do domínio: 61
  • Autoridade da página: 60
  • Tipos de arquivo compatíveis: .ppt, .pptx, .pps, .ppsx, .key .pdf

Sobre o autorSTREAM

O authorSTREAM é outra plataforma para compartilhar apresentações em PowerPoint, Keynote e PDF online, a proposta do projeto é tornar mais fácil compartilhar suas apresentações em blogs, sites, no YouTube e até mesmo via iPOD. O melhor é que tudo é GRÁTIS! Basta se inscrever, fazer upload de apresentações e começar a compartilhar.

Veredito

Embora focado no compartilhamento de apresentações, gosto deste site para compartilhar documentos. Você vai estar limitado a cinco tags, a maioria dos recursos adcionais são apenas para as contas premium, outro detalhe é que o serviço está disponível apenas em inglês.

5. edocr

Dados da plataforma:

  • Alexa Rank para edocr.com : 83.571 (Global)
  • Google PageRank: 4/10
  • Autoridade de Domínio: 22
  • Autoridade da página: 19
  • Tipos de arquivos suportados: pdf, txt, doc, ppt, xls, docx

Sobre o edocr

A edocr é uma plataforma de publicação digital gratuita que permite a pessoas e empresas compartilhar conteúdo, aprimorar o SEO e gerar leads. A edocr oferece muitas opções de personalização como categorização, a capacidade de adicionar documentos a coleções, adicionar links nas descrições, permite escolher como o documento será exibido entre outras.

Veredito

Pessoalmente, acho o edocr uma alternativa viável ao SlideShare, apesar de ser o site com menos tráfego da lista, ele oferece muitos dos recursos gratuitos que são pagos em outras platafrmas como o SlideShare, outro ponto positivo é que você pode ganhar dinheiro vendendo seus documentos.

Um ponto negativo para quem trabalha com conteúdo nacional é que a plataforma está disponível apenas em inglês.

Conclusão

O primeiro lugar no assunto de apresentações e documentos na Intarnet é som dúvidas o SlideShare, mas é importante divulgar o seu trabalho o máximo possível e alcançar o maior número pessoas, então mãos a obra!

Tem algum serviço ou comnetário a acrescentar? Compartilhe conosco na seção de comentários abaixo:

Deixe seu comentário