em

Temas de tecnologia para o seu TCC

Temas de tecnologia para o seu TCC

A tecnologia é o assunto do presente e do futuro. Para muitos, é ela quem guia a humanidade para frente e será algo vital para a sobrevivência das próximas gerações. Não à toa, ela está presente nas mais diferentes áreas, seja ela supérflua ou de bastante importância.

Para estudantes que estão concluindo o ensino superior, chega o momento de realizar o TCC (trabalho de conclusão de curso), que entre outros formatos pode (às vezes deve) ser uma monografia.

Mas você sabe o que é uma monografia e TCC? Muitos alunos confundem as duas coisas e as diferenças são bem simples de entender. Para saber o que cada coisa significa e como aliar isso a temas de tecnologia, confira o artigo a seguir!

TCC x Monografia: quais são as diferenças?

O TCC é o último trabalho que o aluno que está prestes a se formar no ensino superior faz para demonstrar que aprendeu o necessário para trabalhar em sua área de formação. Todos os conhecimentos são colocados à prova em um projeto de longa duração e que é muito bem elaborado.

Existem vários formatos diferentes de trabalhos de conclusão de curso e, geralmente, alunos podem optar por alguns (há faculdades/cursos que exigem um formato específico). Entre eles está a monografia.

Ela é um artigo científico que busca debater um problema ou questão de forma abrangente e profunda. O aluno escolhe um tema (objeto de estudo) e desenvolve os objetivos, problemas, resultados e considerações de sua análise.

O tema escolhido deve ser relevante para a área de formação do estudante e para a sociedade civil em geral. A monografia tem uma série de regras estruturais, a maioria delas de acordo com as normas da ABNT.

Preciso estar na área de tecnologia para escolher esse tema?

Não é necessário estar em áreas relacionadas à tecnologia para falar sobre isso. A maioria dos cursos permite que você alie isso a assuntos que envolvam qualquer aspecto tecnológico. Mesmo para produzir um TCC não é preciso de recursos tão elaborados, ainda mais se o formato for monografia.

Para elas, programas e ferramentas do Office já ajudam a fazer grande parte do projeto ou todo ele, em alguns casos. É só escolher algo que encontre o melhor dos dois mundos (e que você tenha interesse) e mergulhar no assunto de cabeça.

Mas, repetindo, não é preciso ter conhecimento muito técnico para falar sobre tecnologia. Claro, afinidade com o assunto é importante e facilita a produção do projeto, mas, de qualquer forma, durante todo o processo será necessário muito estudo para se aprofundar no tema escolhido.

Quais temas interessantes de tecnologia posso usar no meu TCC?

Isso é até difícil de responder por conta de tantos assuntos diferentes podem ser escolhidos e os desdobramentos sobre eles que podem ser feitos. No entanto, existem alguns tópicos que estão mais em alta. Confira uma lista deles a seguir:

  • Segurança e privacidade nas redes sociais
  • Criptomoedas
  • Blockchain
  • Mobilidade urbana
  • Sustentabilidade
  • Cidades inteligentes
  • Viagem espacial

Essa lista é pensada em temas que ao mesmo tempo são atuais e que possuem uma expectativa de ainda serem bem relevantes num futuro próximo. Isso é interessante porque oferece já uma base sólida com informações, dados, recursos e vários tipos de materiais existentes e permite que o aluno faça projeções (com os pés no chão, é claro).

As redes sociais viraram a vida real da atual geração, a mineração de Bitcoin, por exemplo, cresceu demais na pandemia, blockchain está em alta em vários setores, políticas públicas em várias cidades importantes visam aliar mobilidade, sustentabilidade e tecnologia e a viagem de turismo para Marte é assunto toda semana em entrevistas de Elon Musk.

Isso mostra como a tecnologia é democrática e está presente em todas as áreas (humanas, exatas e biológicas), basta escolher aquela que você mais tem afinidade para fazer um TCC nota 10 e que te dê satisfação durante o projeto.

 

Publicado por Ivanilton Quinto

Empresário viciado em tecnologia, Ivanilton Quinto adora desenvolver e brincar com soluções que tenham o poder de facilitar nossa rotina digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que o futuro dos carros elétricos nos reserva?

Estamos preparados para a revolução dos androides?