Usuários perdem 30% de velocidade ao usar Wi-Fi

Um estudo realizado pela empresa de telecomunicações Epitiro diz que um terço da velocidade da conexão é perdida quando usamos redes sem fio (Wi-Fi), e para piorar a situação, os principais prejudicados são aqueles serviços em que a velocidade é fundamental, como downloads, jogos on-line, streaming de vídeo ou de telefonia VoIP, há um aumento na latência na casa de 10-20% .

As medições foram feitas de novembro de 2010 a fevereiro 2011, a Epitiro monitorou o desempenho de 14.001 entrevistados no Reino Unido, EUA, Itália e Espanha. 56% do grupo de pesquisa ligado via Wi-Fi, 44% através de uma conexão Ethernet com fio.

A conclusão foi que as conexões WiFi rendem 31,6% menos do que quando o computador está conectado ao roteador via cabo.

O rendimento da rede Wi-Fi pode ser prejudicado por barreiras físicas como paredes, portas e móveis, bem como a interferência de outros dispositivos na mesma faixa de freqüência, incluindo babás eletrônicas, controles remotos de televisão, forno microondas, celulares e telefones sem fio.

No entanto, a Epitiro constatou no seu estudo que os usuários continuam a usar WiFi porque a liberdade de mobilidade é um fator mais importante do que a perda de velocidade.

Compartilhe Também:

Seja o primeiro a comentar:

Deixe seu comentário