Adcionando e removendo restrições do Windows com o gpedit

Brincar com as configurações do Windows é divertido, o sistema possui uma série de recursos personalizáveis, mas que a grande maioria dos usuários não tem a menor noção que existem.

Antes de começar a seguir os passos desse artigo, sugiro aos meus leitores serem cautelosos, pois se mexerem onde não devem, podem acabar danificando seu sistema.

A ferramenta que vamos usar no tutorial é o editor de politicas de grupo (gpedit.msc).

Nota: O editor de politicas de grupo que não esta disponível nas versões home do Windows.

Para usa-ló no Window 7/Vista escreva gpedit.msc na caixa de pesquisa do Menu Iniciar, no XP/2000 vá em executar e digite o mesmo.


Vamos mostrar nesse exemplo como desabilitar o acesso ao editor de registro (regedit). Quando o gpedit abrir, navegue até Configuração do usuário –> Modelos administrativos e selecione Sistema. No painel do lado direito em Configuração, localize e dê um duplo clique em Impedir acesso a ferramentas do registro.

Selecione a opção Ativado, clique em oke saia do editor.

Agora se um usuário tentar acessar o registro…

Ele receberá uma mensagem advertido que esse recurso foi desabilitado pelo Administrador.

A mesma ferramenta também permite brincar com mais algumas configurações importantes do Windows, como desabilitar ou habilitar o acesso ao Prompt de comando (cmd.exe), desabilitar ou habilitar o AutoExecutar, desabilitar ou habilitar o Gerenciador de tarefas (taskmgr.exe), esses recurso geralmente são afetados por vírus de computador, mas podem ser configurados manualmente por meio do gpedit.msc, acompanhem o vídeo:

Compartilhe Também:

Um comentario

Deixe seu comentário