Cientistas desenvolvem spray que promete acabar com a timidez


Se você enfrenta problemas com a timidez agora terá uma solução quase mágica.  Pesquisadores da Universidade Concordia no Canadá descobriram que a inalação de oxitocina torna as pessoas mais extrovertidas gerando efeitos de confiança e desinibição. O estudo foi publicado na revista Psychophamarcology.

Durante o período da gravidez até o parto o hipotálamo produz uma grande quantidade de oxitocina, substância conhecida também como o hormônio do amor. Ele é responsável pela sensação de prazer quando a mãe tem o seu bebê e também quando o pai segura o seu filho nos braços.

Ellenbogen Mark e sua equipe administraram dois tipos de spray em 100 homens e mulheres voluntários com idade entre 18 e 35 anos, um com a ocitocina e outro com uma substância falsa. Os participantes que inalaram a oxitocina intranasal demonstraram mais simpatia, sociabilidade e abertura para novas experiências.

Segundo os médicos, não houve efeitos colaterais, exceto um pouco de irritação nasal em uma pequena porcentagem das pessoas.

“A ocitocina facilita o comportamento social, mudando a maneira como você percebe a si mesmo. Você se sente mais extrovertido e confiante, e provavelmente será mais propensos a agir desta forma em situações sociais”, disse Ellenbogen.

Não se sabe se o uso continuado possa trazer efeitos negativos, mas a timidez poderia passar a ser tratada futuramente como um simples resfriado, ou seja, aplicando-se um pouco do spray de oxitocina no nariz e esperando que a reação química  da substancia transforme sua timidez em extroversão. 🙂

Outros estudos comandados pelo psiquiatra Eric Hollander da Mount Sinai School of Medicine, demostraram que o hormônio também poderia ser útil no tratamento de fobia social ou autismo. O pesquisador aplicou oxiticina por via intravenosa em quinze adultos com autismo e observou melhora na capacidade de reconhecer emoções como felicidade, tristeza ou raiva.

Compartilhe Também:

Comentários(3)

Deixe seu comentário