em

5 Invenções Open Source para ajudar a mudar o mundo!

Por mais que se queira, não dá para alcançar sozinho as transformações sociais, ambientais e econômicas de que precisamos.

Nesse contexto, as iniciativas abertas e coletivas ganham cada vez mais significado na contramão das propriedades intelectuais e dos monopólios.

A troca de ideias é fundamental para capacitar pessoas, disseminando conhecimento, cultura e, principalmente, ferramentas para que cada um consiga fazer sua parte.

Confira uma lista de cinco tecnologias livres criadas para ajudar a construir o mundo que queremos:

1.FarmBot

FarmBot

Em um mundo em que as empresas do setor agrícola buscam uma eficiência cada vez maior na produção de alimentos, o FarmBot faz o oposto: compartilha gratuitamente tecnologias agrícolas para que qualquer agricultor consiga promover um cultivo de maior eficiência.

2.Precious Plastics

Precious Plastic

No Brasil, apenas 20% do plástico jogado no lixo é reciclado. Esta realidade, entretanto, pode mudar graças a essa tecnologia, que possibilita que o plástico usado seja reaproveitado em coisas novas. Agora qualquer um pode ter em casa seu próprio micro-centro de reciclagem.

3.WikiHouse

WikiHouse

Basta comprar painéis de madeira, fazer o download gratuito de alguns arquivos para fazer os moldes e usar uma fresadora CNC (máquina comum em usinas) para cortar a madeira no formato correto. Pronto! Essas são todas as ferramentas necessárias para montar uma casa inteira como se fosse um quebra-cabeça.

4.The Gasifier Experimenters Kit

produzir a própria energia que você consome em casa não precisa ser um sonho distante. Este kit permite que você produza energia a partir de restos orgânicos (biomassa). Há opções para venda, mas eles também divulgam um “faça você mesmo”.

https://www.youtube.com/watch?v=MRMFTzqzWhw

5.The Tabby

em vez de ficar esperando os carros elétricos se popularizarem, por que não construir já um só para você? Os idealizadores garantem que, tendo as peças, o veículo é totalmente montado em apenas uma hora.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.

Deixe o seu comentário: