5 Invenções Open Source para ajudar a mudar o mundo!



Por mais que se queira, não dá para alcançar sozinho as transformações sociais, ambientais e econômicas de que precisamos.

Nesse contexto, as iniciativas abertas e coletivas ganham cada vez mais significado na contramão das propriedades intelectuais e dos monopólios.

A troca de ideias é fundamental para capacitar pessoas, disseminando conhecimento, cultura e, principalmente, ferramentas para que cada um consiga fazer sua parte.

Confira uma lista de cinco tecnologias livres criadas para ajudar a construir o mundo que queremos:

1.FarmBot

FarmBot

Em um mundo em que as empresas do setor agrícola buscam uma eficiência cada vez maior na produção de alimentos, o FarmBot faz o oposto: compartilha gratuitamente tecnologias agrícolas para que qualquer agricultor consiga promover um cultivo de maior eficiência.

2.Precious Plastics

Precious Plastic

No Brasil, apenas 20% do plástico jogado no lixo é reciclado. Esta realidade, entretanto, pode mudar graças a essa tecnologia, que possibilita que o plástico usado seja reaproveitado em coisas novas. Agora qualquer um pode ter em casa seu próprio micro-centro de reciclagem.

3.WikiHouse

WikiHouse

Basta comprar painéis de madeira, fazer o download gratuito de alguns arquivos para fazer os moldes e usar uma fresadora CNC (máquina comum em usinas) para cortar a madeira no formato correto. Pronto! Essas são todas as ferramentas necessárias para montar uma casa inteira como se fosse um quebra-cabeça.

4.The Gasifier Experimenters Kit

produzir a própria energia que você consome em casa não precisa ser um sonho distante. Este kit permite que você produza energia a partir de restos orgânicos (biomassa). Há opções para venda, mas eles também divulgam um “faça você mesmo”.

5.The Tabby

em vez de ficar esperando os carros elétricos se popularizarem, por que não construir já um só para você? Os idealizadores garantem que, tendo as peças, o veículo é totalmente montado em apenas uma hora.

https://vimeo.com/113110682

Compartilhe Também:

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu