em

7 Dicas para Aumentar a Velocidade da Internet

7-dicas-para-aumentar-a-velocidade-da-internet

Só quem sofre com uma internet lenta sabe o tempo que perdemos tentando carregar um vídeo ou simplesmente tentando abrir um website, porém, não é preciso pânico já que muitas vezes a internet está lenta por motivos simples, nestes casos pequenas ações podem resultar em uma satisfatória melhora na velocidade da sua conexão.

Claro que aumentar a velocidade da internet pode não funcionar em alguns casos, principalmente para aqueles que possuem uma velocidade contratada lenta ou dividem um único ponto de conexão com outras pessoas (como internet em hotéis e redes publicas).

Porém mesmo nestes casos é possível aplicar algumas técnicas que podem ajudar, acompanhe nossas dicas para aumentar a velocidade da internet.

Antes das dicas para aumentar a velocidade da internet é preciso você levar em consideração o tipo de conexão que está utilizando, como explicamos nos casos de redes publicas, verifique também se o problema é constante ou se ocorre apenas com determinados sites, sabemos que devido ao trafego intenso alguns sites podem enfrentar problemas em seus servidores como vimos no artigo “Facebook muito lento”.

Observe a velocidade do seu plano de internet

Sabemos que quanto maior a velocidade contratada maior será sua velocidade na internet, no geral a internet popular no Brasil tem planos de 1 mega, porém, mesmo em casos de internet com velocidade superior é preciso ficar de olho no contrato pois muitas operadoras estipulam um limite de banda, que quando ultrapassado reduz gradativamente a velocidade da conexão, sendo restabelecida no inicio de um novo ciclo ou mês, por isso é comum que alguns usuários relatem problemas em períodos de final de ciclo ou mês.

Verifique a possibilidade de aumentar a velocidade da internet no seu provedor

O navegador pode influenciar na velocidade da internet

O navegador é o responsável por acessar as páginas na internet, e por isso merecem uma atenção especial, primeiro você deve ter um navegador de confiança, recomendamos o uso do Google Chrome ou do Firefox, observe também que as barras de navegação são desnecessárias por isso evite instala-las.

Por isso, mantenha sempre seu navegador leve e atualizado, além disso, faça a limpeza periódica do cache do navegador, ensinamos a fazer esta limpeza no artigo “Facebook muito lento”.

Abas infinitas no navegador

navegador
O uso de um bom navegador pode melhorar a velocidade da internet

Evite abrir ao mesmo tempo muitas abas ou janelas em seu navegador, isso acontece frequentemente quando estamos fazendo pesquisas, nestes casos o ideal é abrir uma aba, esperar completar o carregamento desta nova aba ou janela e só ai fazer outra abertura, porém, mesmo nestes casos o computador poderá apresentar lentidão e sobrecarregar o uso de memória e conexão.

Plugins desnecessário

Hoje em dia os navegadores oferecem uma infinidade de plugins para facilitar a navegação, é bem verdade que eles auxiliam porém, quando instalamos muitos eles podem acabar gerando conflitos e sobrecarregando a velocidade da internet.

Uso da memória RAM

A memória RAM do computador é importante para garantir o funcionamento do mesmo, e quando apresenta sobrecarregamento acaba por deixar o computador lento e também a internet, por isso evite abrir muitos programas ao mesmo tempo.

Atualizar é preciso

Muita gente acredita que não é necessário manter o sistema atualizado e classificam essas atualizações como “chatas”, isso ocorre porque o sistema operacional, dependendo de sua configuração está programado para notificar o usuário sobre a atualização, e isso só poderá ocorrer quando o usuário estiver fazendo uso do computador. Essas atualizações são importantes para corrigir erros e falhas de segurança, o mesmo vale para atualizações de navegadores, softwares e antivírus (esse sendo um dos mais importantes).

Remover vírus pode aumentar a velocidade da internet

A remoção de vírus pode aumentar a velocidade da internet

Os vírus de computador são comuns e provavelmente o seu computador poderá estar infectado com um tipo de malware, mesmo que não acarrete nenhum problema aparente no computador e na velocidade da internet.
Vale salientar que os vírus são responsáveis por boa parte dos problemas relacionados a lentidão do computador e da internet, por isso tenha um bom antivírus e mantenha-o sempre atualizado.

Caso você tenha feito todos os procedimentos e mesmo assim sua internet ainda estiver lenta, uma boa alternativa é entrar em contato com seu provedor de serviços, e relatar o problema, lá eles poderão realizar testes e enviar até mesmo um técnico a sua casa, caso necessário.

E você está com problemas na sua conexão e precisa aumentar a velocidade da internet? Utilize os comentários abaixo e relate seu problemas, nós e outros usuários poderemos tentar ajudar, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.

Publicado por Ivanilton Quinto

Empresário viciado em tecnologia, Ivanilton Quinto adora desenvolver e brincar com soluções que tenham o poder de facilitar nossa rotina digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

o que e e para que serve o twitter

O que é e para que serve o Twitter?

aplicativo facebook android e ios

Aplicativo Facebook: Android E IOS