em

Quais aparelhos são compatíveis com o eSIM

Atualmente mesmo com a grande onda da tecnologia, muitas pessoas ainda tem muita duvida sobre quais aparelhos são compatíveis com o eSIM, então hoje irei falar mais profundamente sobre esse assunto.

A internet das coisas já é uma realidade para todo mundo, desde secretarias virtuais, relógios inteligentes, dispositivos de rastreamento e muito mais e agora até o chip do seu celular será virtual.

Claro que essa é uma atualização que já era esperada, já que caminhamos para cada vez mais aparelhos menores e com mais capacidade, como fazer isso se todo o espaço está sendo usado? Simples, virtualizando esse acessório.

O slot do chip SIM dos aparelhos ocupa muito espaço, que pode ser usado para aumentar a capacidade da bateria, processador ou memória, então com isso veio o desenvolvimento e mais recentemente a aplicação do eSIM, um chip virtual que dá mais autonomia para o usuário. Abaixo você irá conhecer melhor sobre essa novidade que não é tão nova assim.

 

Quais aparelhos são compatíveis com o eSIM

Geralmente quando pensamos sobre eSIM lembramos de celulares, mas um dos primeiros dispositivos a usar um eSIM foi um smartwatch, o Samsung Gear S2 em 2016. Além disso a Apple está disponibilizando a tecnologia nos seus novos aparelhos iPhone e iPads.

No Brasil a novidade está mais centrada nos aparelhos da Apple, mas a Samsung já trouxe para os modelos Samsung S20 e a Motorola no Razr, inclusive esse último foi lançado apenas com a possibilidade de usar o eSIM, ou seja, não veio com o slot para chip físico, isso possibilitou por exemplo, que os desenvolvedores pudessem focar em outros melhoramentos no dispositivo, como a capacidade de dobrar a tela.

Em 2018 a Microsoft disponibilizou o uso do eSIM no seu sistema operacional Windows 10 também. A Google antes disso, em 2017, lançou o suporte para eSIM pelo Google Fi, em 2018 já estava disponível para o Pixel 4XL.

 

Quais operadoras disponibilizaram o eSIM

No Brasil a Claro foi uma das pioneiras com o uso do eSIM, com ela você pode ativar o chip virtual de forma remota apenas acessando as configurações do aparelho e adicionando um novo plano celular. 

Já a Vivo e a Tim também estão comercializando para seus clientes, porém é preciso ir até uma das lojas físicas para a aquisição e ativação. Nas 3 operadoras o serviço do eSIM é gratuito e quando o aparelho é comprado na loja já sai ativo se o cliente assim preferir.

No exterior a cultura de uso do eSIM já está mais implementada, sendo a Europa uma das maiores consumidoras dessa tecnologia, isso porque a população já está acostumada com outros itens conectados virtualmente como acessórios do carro que são administrados por aplicativos do celular, ou ainda serviços de emergência acoplados nas normas de segurança dos veículos.

 

Vantagens do uso do eSIM

Com a virtualização das coisas um dos pontos de maior atenção tem sido a segurança dos dados, nossa via tem sido exposta cada vez mais nas redes sociais. Além disso, nossos aparelhos contêm a nossa vida, seja o acesso ao banco ou até mesmo documentos pessoais que estão saindo dos papéis e se transformando em aplicativos. O que acontece quando há um furto? Qualquer pessoa entraria em desespero.

Hoje há formas de acessar o aparelho de forma remota e fazer o bloqueio de acesso, exclusão de aplicativos e logout de redes sociais, mas isso só é possível se o chip estiver no celular ativo, pois é através da rede que ele pode ser localizado, porém se ele é retirado do dispositivo a pessoa fica a mercê dos malfeitores.

Por isso o uso do chip virtual é tão vantajoso, já que ele não é possível ser retirado, logo aumenta a sensação de segurança para o usuário, que cada vez mais temos buscado nos itens tecnológicos que temos usado. 

Também caso depois opte por manter o número não é preciso buscar um novo chip e passar pela dor de cabeça na loja da operadora, é só ativar no novo aparelho se assim preferir, ganhando mais tempo e flexibilidade.

Outro fator positivo é a liberdade de poder optar ou trocar ou até mesmo cancelar planos de celular na hora e onde quiser. Através do aplicativo do chip virtual você pode ter essa possibilidade de forma tranquila e sem burocracia.

Está viajando e quer desativar o roaming para evitar tarifas desconhecidas pelo serviço internacional? É só configurar no próprio celular. Quer usar o chip do país que está residindo no momento? É só ativar um eSIM da região direto no seu celular, com a facilidade de encontrar planos e condições que cabem no seu bolso.

 

Esse será o fim do chip físico?

A resposta a essa pergunta ainda é uma incógnita, mas podemos suspeitar que não, pelo menos por enquanto, o chip físico não irá sumir de nossas vidas. Isso porque a tecnologia só poderá ser usada por modelos novos de celular então os antigos manterão os chips convencionais.

Um exemplo claro é que apesar das novas mídias digitais as antigas e analógicas se mantiveram, porém em menos quantidade, como por exemplo o jornal ou livros impressos.

Pode ser pelo pensamento de querer manter os velhos hábitos ou ainda por não querer ou poder trocar o celular no momento, ainda haverá pessoas que vão continuar com os aparelhos que ainda não são aptos para usar o eSIM. 

Tudo depende dos novos designs e estudos aplicados, mas uma coisa é certa, o futuro que víamos em filmes já chegou e mais rápido do que pensávamos, por isso temos que ir nos adaptando para as novidades que continuarão a vir por ai.

A verdade é uma só, a tecnologia é um mundo infinito e com diversas possibilidades, e cada vez mais a humanidade está explorando isso e trazendo aprimoramentos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Um celular com mais espaço físico pode receber uma aplicação nova que pode ajudar uma pessoa no seu dia a dia ou ainda fornecer um produto melhor para o mercado, com certeza é um oceano azul a ser explorado ainda.

Você está preparado para as novidades que ainda virão? Fique de olho!

Confira a lista completa de smartphones compatíveis com a tecnologia esim

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.

Deixe o seu comentário: