em

eSIM, o que é e como funciona essa nova tecnologia

eSIM, você conhece essa tecnologia poderosa? Se tem uma coisa que a humanidade mais busca é evitar os itens físicos no seu dia a dia. Desde registros fotográficos que antes ficavam em porta retratos em casa e hoje só vivem no nosso celular, até mesmo closets, livros e muito mais!

Os werables são realidade na maioria das casas do mundo todo, pode ser o seu cartão de crédito que está no seu celular, ou quem sabe o seu relógio que monitora a sua pressão arterial, ou ainda chips subcutâneos que vem crescendo cada vez mais. A internet das coisas chegou para ficar na vida de todos nós.

E se isso for levado também para aprimorar o já existente mundo virtual da comunicação? Todo mundo quando compra um celular novo a primeira coisa a se preocupar é em inserir um novo chip no dispositivo, mas e se ele for instalado? Essa é a premissa do eSIM. Veja mais abaixo.

o que é e como funciona essa nova tecnologia
Como funciona essa nova tecnologia eSIM

O que é o eSIM

Pensando na evolução da telefonia móvel vemos o quanto que nossos aparelhos evoluíram e foram se tornando menores, consequentemente o que antes era um chip de 1cm se tornou um microchip e então um nanochip. O próximo passo nada mais é do que desaparecer com esse acessório.

Dizem as lendas que um famoso empresário sempre pedia para que seus engenheiros desenvolvessem um aparelho cada vez menor, e toda vez que eles apresentavam ele colocava dentro de um pote com água, se afundava é porque ainda tinha espaço vazio que poderia ser excluído da carcaça.

O eSIM (Embed Subscriber Identity Module) é um módulo embutido no dispositivo que grava a identidade e preferências, ele basicamente é baixado no celular, sem necessidade de ir até uma loja para comprar um novo, facilitando em casos de furto (para manter o número por exemplo) ou ainda a portabilidade entre operadoras.

Principais vantagens

Toda tecnologia nova apresenta diversas vantagens e desvantagens, além de toda a adaptação do usuário a esse novo processo de utilização. O principal ponto de vantagem é a facilidade para portabilidade, já que quando quiser o usuário pode fazer isso direto pelo aparelho, sem precisar ir até uma loja ou falar com alguma empresa.

Outro ponto bastante interessante é que garante mais segurança para o usuário, isso porque hoje em dia o rastreamento de um aparelho furtado ou perdido é feito pela rede e quando é retirado o chip perde-se esse sinal, mas com o uso do eSIM isso não ocorre, já que ele não é físico.

Para quem gosta de viajar é interessante a flexibilidade em caso de roaming, podendo ser ativado ou desativado direto pelo aplicativo do eSIM, evitando assim que pague taxas adicionais inesperadas ou ainda a necessidade de comprar um novo chip.

Para aparelhos iPhone é possível manter 2 linhas de telefone ativas no aparelho, sendo uma eSIM e outra física, ou então para aparelho acima do modelo 13 também dá pra manter 2 linhas eSIM.

Principais desvantagens

Como qualquer novidade a principal desvantagem é que essa tecnologia não está disponível para todos os modelos de aparelho celular, atualmente no Brasil apenas aparelhos iPhone possuem tal módulo que permite o uso do eSIM. Porém no exterior já tem alguns modelos da Samsung e Motorola que são aptos, é importante ver sempre na ficha técnica na hora da compra.

Modelos aptos para o uso

Como dito acima, no Brasil apenas usuários iPhone possuem a tecnologia ativa, são para os aparelhos iPhone XR, XS e XS Max. Também para o iPad 11 Pro e 12,9. Já no exterior além desses modelos há ainda para as versões SE 2 (2020), iPad Air 3 ou superior, iPad 7 ou superior e iPad mini 5 ou superior.

Já de outras marcas você encontra a tecnologia eSIM nos aparelhos da Samsung Galaxy S20 ou superior, Z Flip, Z fold e Galaxy Note 20. No caso da Motorola são alguns aparelhos selecionados aptos para esse uso, confira mais dispositivos compatíveis.

Como ativar o eSIM no seu aparelho iPhone

Para sempre ter um plano de contingência há duas formas de ativar o eSIM no seu aparelho iPhone, uma é pelo aplicativo e outra pelos dados que forem fornecidos pela operadora atual escolhida.

Primeiramente vá em Ajustes > Celular > Adicionar plano celular, irá abrir um leitor de QR Code que tem sido o mais comumente usado pelas operadoras brasileiras. Após a leitura do código ele já configurará as informações necessárias e ativará o eSIM.

Caso o código não ative há ainda a opção de fazer o processo pelo SM-DP+, basta digitar o endereço junto com o código de ativação nesse mesmo caminho acima descrito. Esse SM-DP+ é um tipo de padrão da GSMA, ela acrescenta as informações IMSI, que é a mesma forma de identificação dos chips convencionais.

Vale salientar que a configuração por aplicativo ainda não está disponível pelas operadoras brasileiras, mas é bastante usada no exterior.

Quais operadoras possuem eSIM e suas particularidades

  • eSIM Claro: Essa operadora liberou o uso para aparelhos celular e smartwatch com as principais facilidades sendo o uso do mesmo número em dispositivos diferentes -por exemplo usar no celular e no relógio-, rastreador em casa de perda ou furto e dois números no mesmo chip.
  • eSIM Vivo: apesar de prestar serviço desde 2019 no caso de usuários Vivo é preciso ir até uma loja física para a ativação do chip virtual.
  • eSIM Tim: A operadora já está disponibilizando para seus clientes que comprem aparelhos iPhone para já saírem da loja com seu eSIM. Além disso, há a possibilidade de criar até 8 perfis em cada chip, podendo usar um de cada vez.
  • Airalo: A Airalo é a primeira loja de eSIM que resolve o problema das contas altas de roaming intenso, oferecendo a você acesso a eSIMs (cartões SIM digitais) para mais de 190 países e regiões do mundo a um preço acessível. Com os eSIMs da Airalo, você pode continuar usando seus aplicativos de viagem favoritos, encontrar o café mais próximo, pedir um táxi no aeroporto ou simplesmente ficar conectado com seus entes queridos – tudo por uma fração do preço do roaming.

As demais operadoras até o momento não sinalizaram a previsão de disponibilização de eSIM para os usuários brasileiros, porém cada vez mais estão buscando se adequar às novas tecnologias para servir da melhor forma seus clientes.

Verifique sempre as formas de disponibilização do eSIM da operadora desejada, algumas estão disponibilizando via QR Code como explicamos acima, porém outras como a Vivo precisa ter a ação de um atendente em uma de suas lojas físicas.

eSIM para usar no exterior

Como falamos anteriormente, o eSIM está mais ativo nos países do exterior, principalmente nos Estados Unidos, por isso caso vá para lá por exemplo é possível que já verifique por aqui a possibilidade de adquirir seu chip virtual.

Operadoras locais como T-Mobile, Ubigi, Truphone e outras já estão operando e podem ser contratadas por sites de cada empresa ou ainda por sites que reúnem os pacotes de cada operadora, mostrando o melhor custo-benefício e facilidades de aquisição.

Lembrando que algumas operadoras brasileiras oferecem o serviço de roaming com preços únicos e exclusivos, principalmente para clientes antigos ou fidelidade, verifique também essa opção quando estiver cotando seu pacote de telefonia internacional.

O eSIM vai substituir o chip convencional?

Esse é um questionamento muito válido e que vários especialistas da área de tecnologia vêm levantando ao longo dos anos, porém não há como prever se haverá mesmo a substituição completa, isso se deve a diversos fatores.

Por exemplo, alguns usuários estão adaptados e não pretendem a troca de seu aparelho celular pessoal em breve, dessa forma e como o eSIM é compatível apenas em novos modelos de celular podemos especular que será preciso manter a oferta de chips físicos pelo menos por mais alguns anos.

Além disso é preciso que as fabricantes dos novos modelos de celular se adequem a essa nova oferta, sendo necessários estudos que tragam essa melhoria para os dispositivos, acrescentar esse acessório na ficha técnica e ver o mercado que ele pode abranger. 

Por isso, por enquanto a resposta mais correta para esse questionamento é não, apesar das diversas vantagens neste momento o eSIM não irá substituir o chip convencional que já conhecemos e usamos há tanto tempo.

O receio dos novos usuários

É claro que como toda novidade o eSIM tem causado muitas questões para os novos usuários, mas podemos assegurar que o principal quesito que tem atraído cada vez mais consumidores é a liberdade. 

Primeiramente a liberdade de escolher a operadora que quiser e mudar quando achar necessário e conveniente, mas também a liberdade de saber que a segurança dos seus dados está sendo priorizada.

Isso porque diversos dispositivos possuem o serviço de rastreamento de aparelho em caso de roubo e furto, e levando em consideração que hoje em dia nossa vida tende a estar nesses aparelhos, quando há uma fatualidade dessa ficamos sempre preocupados, porém os malfeitores hoje podem apenas retirar o chip e ele não será mais localizado.

Mas com o eSIM isso não ocorre, já que não há acessório para ser retirado, então é possível localizar o aparelho ou ainda acessar remotamente para bloqueio de aplicativos do banco ou outros serviços de nuvem que possam vir a ter no seu celular.

E você, está preparado para essa revolução no seu celular? Fique de olho nas próximas tendências, em breve virão novidades por todo o Brasil e você poderá desfrutar do que outras pessoas pelo mundo já aprovaram.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.

Deixe o seu comentário: