Anciões japoneses se oferecem como voluntários para limpar Fukushima

 

 

 

(cc) gintacat

Depois da tragédia, nasce um bonito ato de solidariedade nipônica, mais de 200 anciões japoneses se ofereceram como voluntários para trabalhar na limpeza da usina nuclear em Fukushima, são engenheiros aposentados e outros profissionais, todos com mais de 60 anos.

A ideia é evitar que os trabalhadores jovens sejam expostos às altas doses de radiação, o que poderia trazer consequências terríveis em seus futuros.

Os velhinhos rejeitam a denominação de kamikazes, dizem que estão apenas sendo prático:

“Eu tenho 72 e uma expectativa de 13 a 15 anos a mais de vida. Mesmo se eu for exposto à radiação, o câncer pode levar de 20 a 30 anos para se desenvolver. Portanto, nós velhos temos menos chances de contrair câncer “, disse Yamada, um dos voluntários.

O engenheiro entrou em contato com amigos, enviou e-mails e mensagens via Twitter, e trabalha para convencer o governo a deixá-los entrar na fábrica. O governo até agora tem expressado a sua gratidão pela coragem dos homens, mas tem sido cauteloso sobre a possibilidade de permitir a participação ou não deles.

Michio Ito é um outro voluntário, que antes de se aposentar era professor em uma escola. “Eu não sou especial. A maioria dos japoneses têm esse sentimento em seu coração. A questão é, se você tomar um passo em frente, ou se você ficar para trás para ver.

A maioria dos japoneses querem ajudar de alguma forma, nós podemos “, diz Ito.

[via BBC]

Compartilhe Também:

Comentários(2)

Deixe seu comentário