Camiseta inteligente permite monitorar pacientes cardíacos a distância

Os pacientes internadas por complicações cardíacas comumente ficam presos nas camas dos hospitais, ligados a uma parafernália de fios e equipamentos eletrônicos de monitoramento, mas esse inconveniente pode estar com os dias contados.

Cientistas espanhóis desenvolveram uma camiseta inteligente, capaz de monitorar tanto a frequência cardíaca quanto a temperatura das pessoa. A indumentária especial é feito a partir de um tecidos que possuem eletrodos integrados. Os dados são coletados por um dispositivo colocado ao redor do pescoço e são enviados fia Wi-Fi para um sistema de gestão que mantém os médicos informados sobre a situação do paciente em tempo real.

Integrado ao dispositivo de controle, também estão um termômetro para medir a temperatura e um acelerômetro que informa se o paciente esta em pé, sentado, deitado ou se movimentando além do recomendado.

O sistema também tem um alarme que os médicos podem adaptar a cada paciente, ele emite um aviso se a temperatura ou a frequência cardíaca atingirem níveis perigosos.

A curto prazo, o “Lobin healthcare-monitoring systemt”, como foi batizado, não pretende substituir os dispositivos convencionais de eletrocardiograma (ECG). No entanto, a camisa pode ser usada para monitorar pacientes que precisem de um acompanhamento mais longo, disseram os cientistas.

No futuro o sistema permitiria que os médicos possam monitorar os pacientes em suas casa, reduzindo a necessidade de permanência nos hospital.
O protótipo pode se tornar um produto comercial dentro de seis a 12 meses.

[via Dailymail]
Compartilhe Também:

Deixe seu comentário