Com a evolução da tecnologia cada vez mais têm surgido formas de virtualizar os itens e acessórios que temos, um deles mais recente é o chip virtual eSIM.
Ele é um chip virtual que é ativado direto no dispositivo desejado e não precisa de slot para o chip físico, liberando assim o espaço para que os desenvolvedores possam acrescentar outros itens como mais memória, sensores e muito mais.
Abaixo vamos explicar melhor como ativar o seu e algumas outras curiosidades. Vale lembrar que atualmente no Brasil o uso do eSIM está liberado apenas para usuários iPhone, sendo do modelo XR ou superior e alguns aparelhos Android específicos. Verifique sempre a ficha técnica do seu aparelho e confira nossa lista.
Como funciona o eSIM
A internet das coisas cada vez mais tem tomado parte das nossas vidas, o chip virtual eSIM faz parte dessa revolução tecnológica onde substitui a necessidade de usar o nanochip para ter acesso a rede telefônica no seu celular ou tablet.
Ele pode ser ativado por QR Code (conforme vamos explicar melhor abaixo) ou direto num aplicativo que deve ser disponibilizado pela operadora móvel. Atualmente no Brasil essa segunda opção ainda não está liberada, mas as empresas têm buscado aprimorar cada vez mais seus processos para disponibilizar para os clientes o quanto antes.
Após instalado no seu aparelho celular não é preciso mais se preocupar, casos de segurança como furto e é preciso localizar o aparelho fica muito mais fácil com o eSIM, já que o malfeitor não poderá tirar o chip, coisa que acontece atualmente e é por ele que é possível rastrear o dispositivo.
Como ativar o chip virtual eSIM no seu iPhone
Para ativá-lo por QR Code basta acessar Ajustes > Celular/Dados móveis > Adicionar plano celular, escaneie o código fornecido pela operadora de celular escolhida, selecione o plano desejado e mais detalhes sobre a contratação e o número a ser usado.
Vale lembrar que também é possível inserir o código manualmente, ele serve para casos que o leitor QR Code não opera da forma adequada.
Como ativar o eSIM no seu Android
Alguns aparelhos Motorola e Samsung estão disponibilizando o uso do eSIM, neste caso o processo é bastante parecido com o iOS, para os modelos Motorola como o Razr acesse nas configurações do aparelho Rede e Internet > Rede Móvel > Avançadas > Operadora > Adicionar operadora, após o download das informações leia o QR Code da operadora desejada e finalizar a instalação.
Já para os aparelhos Samsung como o Galaxy Fold acesse nas configurações a aba Conexões > Gerenciamento de cartão SIM > Adicionar plano móvel e leia o QR Code para finalizar a ativação.
Não esqueça de confirmar com a operadora de telefonia o método ideal para seguir com a instalação, algumas fornecem o código QR Code remotamente, mas outras são preciso ir até a loja física para a ativação por um atendente interno.
E você, está pronto para essa novidade tecnológica que está batendo na nossa porta?